Categoria Educação  Noticia Atualizada em 23-12-2007

39 programas de pós-graduação são descredenciados
USP, Unifesp, Unicamp e UFRJ estão entre as que tiveram programas com notas baixas
39 programas de pós-graduação são descredenciados
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) descredenciou, nesta quinta-feira (20), 39 programas de pós-graduação dentre os 2.257 existentes. Eles obtiveram conceito um ou dois numa escala que vai de zero a sete, pontuação que os classifica como não-recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Dentre as instituições que tiveram programas descredenciados estão, por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).



A Unifesp informou que já não mantém o curso há dois anos. A USP disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que o curso descredenciado estava inativo. Os dois cursos da Unicamp descredenciados também já estavam extintos, segundo informou a assessoria de imprensa da instituição.




Os programas de pós-graduação englobam cursos de mestrado e de doutorado e a modalidade profissional. Os que foram descredenciados pela Capes não podem mais receber matrículas. A avaliação é final e já levou em consideração todos os recursos possíveis.



Além dos 39 programas descredenciados, também foi fechado um doutorado em filosofia da Universidade Gama Filho. O programa da instituição foi desmembrado para viabilizar o funcionamento do curso de mestrado em filosofia.

Segundo o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine, quem já está cursando mestrado ou doutorado nesses programas, vai ter o diploma validado.Dos 595 recursos enviados para revisão de conceito, 154 foram aceitos e tiveram as notas revistas.

A avaliação é comparativa e leva em consideração quesitos como a publicação de artigos científicos escritos por alunos e professores, requerimento de novas patentes e impacto dos cursos sobre o setor produtivo.

Em 2007, a proporção de cursos descredenciados caiu em relação à última avaliação, feita em 2004. Os 39 programas não recomendados representam 1,7% do total. Em 2004, essa proporção foi de 2%, já que 36 programas, de um total de 1.819, obtiveram notas um e dois.

Caso as instituições de ensino superior que tiveram seus programas descredenciados queiram abrir outros cursos, devem enviar proposta à Capes até março de 2008.

A avaliação foi feita por 45 comissões de área e pelo Conselho Técnico Científico (CTC). Ao todo, 700 especialistas das 45 áreas de conhecimento participaram da análise.

39 programas de pós-graduação são descredenciados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir