Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-12-2007

BC prevê inflação maior e diz que PIB deve crescer 5,2%
A previsão de inflação neste ano subiu de 4,0% para 4,3%
BC prevê inflação maior e diz que PIB deve crescer 5,2%

O Banco Central aumentou a previsão para a alta da inflação e para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007 e 2008.

Segundo o Relatório de Inflação divulgado nesta quinta-feira (27), a previsão de inflação neste ano subiu de 4,0% para 4,3%, próxima da meta de 4,5%. Para 2008, a previsão passou de 4,2% para 4,3%.

"A comitê avalia que, desde a divulgação do último Relatório, o balanço de riscos para a trajetória esperada da inflação tornou-se menos favorável, tanto do ponto de vista dos fatores externos como dos internos", diz o BC no relatório.

Segundo o BC, ao contrário do que ocorreu em 2006, quando o comportamento da inflação foi favorecido pela "trajetória excepcionalmente favorável" dos preços dos alimentos, a inflação em 2007 tem sido afetada pelo "choque negativo" em escala global desses mesmos preços.

PIB
A estimativa de crescimento do PIB para 2007 foi revista de 4,7% para 5,2% desde o último Relatório de Inflação, divulgado em junho de 2007. O BC estima crescimento menor para o próximo ano (4,5%).

Em relação à economia mundial, o BC diz que, desde a divulgação do último Relatório de Inflação, o cenário global sofreu "deterioração", cercado por maior incerteza.

Apesar disso, a instituição diz que o dinamismo da economia deve continuar ao longo dos próximos trimestres, favorecido por diversos fatores, como a expansão do crédito e do emprego.

BC prevê inflação maior e diz que PIB deve crescer 5,2%.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir