Categoria Educação  Noticia Atualizada em 27-12-2007

Elite da rede pública supera alunos da particular no Enem
Na prova objetiva, o grupo da rede pública teve nota 68,77 e o da particular 68,72
Elite da rede pública supera alunos da particular no Enem
Foto: Reprodução

Os melhores alunos da escola pública tiveram nota maior que os estudantes da rede particular no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ), aplicado em agosto deste ano.

Estudo feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que a diferença na média passa dos nove pontos na prova de redação. Na prova objetiva, o grupo da rede pública teve nota 68,77, enquanto o da particular ficou com 68,72. O estudo considerou os 149.430 alunos de escola privada que concluíram o ensino médio em 2006 e participaram do exame. As notas desse grupo foram comparadas às dos 149.430 melhores formandos da rede pública.



De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a intenção era a de analisar dois grupos com o mesmo número de alunos, já que o total de participantes da rede pública é muito superior ao da particular. "É equivocado dizer que a escola particular é uma elite com relação à pública porque também dentro da escola pública há uma elite", afirmou o ministro.



Os números mostram que a maioria desses alunos está nas regiões Sul e Sudeste e a maior parte deles, cerca de 41 mil, no estado de São Paulo. Mas o Rio Grande do Sul tem a maior proporção de estudantes (32,7%) entre os que participaram da prova que estão entre os melhores da rede pública.

O estudo realizado pelo MEC chama a atenção porque, tradicionalmente, estudantes de escolas públicas se saem pior em exames como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o próprio Enem. Se forem consideradas as notas médias gerais dos 602.232 concluintes do ensino médio público que participaram da prova neste ano, o desempenho foi mais de 20 pontos abaixo do registrado entre alunos da rede particular. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estudante mineira acertou 100% da prova
A mineira Luísa Lima Castro, 18, aluna de escola pública, conquistou o primeiro lugar isolado no Enem deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Luísa cursou o ensino médio integralmente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), em Belo Horizonte, escola pública federal. Ela prestou o Enem em 2006, mas não sabe em qual posição ficou, só sabe que ficou com uma média de 85% das provas (redação e de conhecimentos gerais).

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova, outros 14 alunos dividiram a 2ª posição no ranking dos melhores colocados.

Elite da rede pública supera alunos da particular no Enem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir