Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-12-2007

Al-Qaeda se responsabiliza por assassinato de Bhutto
Informa��o � da ag�ncia de not�cias Adnkronos International
Al-Qaeda se responsabiliza por assassinato de Bhutto
Foto: Reprodu��o

Um dirigente da al-Qaeda no Afeganist�o, Mustaf� Abu al-Yazid, reivindicou a responsabilidade pelo assassinato da ex-primeira-ministra do Paquist�o Benazir Bhutto em nome da organiza��o terrorista, informou a ag�ncia de not�cias Adnkronos International (conhecida como AKI).

"Acabamos com um ativo muito valioso dos Estados Unidos, que tinha jurado derrubar os mujahedin", disse Yazid por telefone � correspondente da ag�ncia na cidade paquistanesa de Karachi.

A not�cia da AKI, ag�ncia com sede em Roma e que divulga suas informa��es em �rabe, ingl�s e italiano, acrescenta que o "n�mero dois" da al-Qaeda, o eg�pcio Ayman al-Zawahiri, decidiu assassinar Bhutto, em outubro.

Para executar o assassinato a rede formou "esquadr�es da morte". Um deles recrutou um volunt�rio do hoje dissolvido grupo extremista Lashkar-i-Jhangvi, da regi�o do Punjab, no leste do Paquist�o, que ontem assassinou Bhutto, ainda segundo a AKI.

Em outra not�cia, a ag�ncia afirma que Zawahiri ordenou o atentado num v�deo de uma hora e meia, divulgado pela internet dia 17 de dezembro.

Governo concorda
A tese de que a al-Qaeda � respons�vel pela morte de Bhutto � compartilhada pelo governo paquistan�s -cujo presidente, Pervez Musharraf, enfrentava a oposi��o da ex-primeira-ministra.

"Benazir estava na lista de alvos da al-Qaeda", afirmou � ag�ncia France Presse o porta-voz do Minist�rio do Interior do Paquist�o, brigadeiro Javed Cheema. "Segundo todas as possibilidades a al-Qaeda est� por tr�s deste tr�gico ataque para minar a seguran�a do Paquist�o", acrescentou Cheema.

O governo de Musharraf recebeu muitas cr�ticas ontem por n�o ter refor�ado a seguran�a durante o com�cio em que Benazir foi assassinada.

enterro
Ela ser� enterrada nesta sexta-feira (28) na cidade natal de sua fam�lia, no sul do Paquist�o, um dia depois do atentado suicida que provocou sua morte e desencadeou protestos em todo o pa�s, afundado em uma grave crise pol�tica.

As for�as de seguran�a se encontram em estado de alerta e temem novos atos de viol�ncia, que j� mataram ao menos dez pessoas desde a confirma��o do assassinato de Benazir.

A ex-premi� foi assassinada, assim como outras 20 pessoas, num atentado suicida na cidade de Rawalpindi, pr�xima a Islamabad, depois de ter discursado em um com�cio relacionado �s elei��es legislativas de 8 de janeiro.

Violentos confrontos explodiram na quinta-feira em v�rias cidades do pa�s entre policiais e partid�rios de Bhutto, que incendiaram ve�culos e edif�cios.

O governo do presidente Pervez Musharraf acusou, nesta sexta-feira, extremistas isl�micos ligados � al-Qaeda pelo assassinato de Benazir Bhutto, mas afirmou que n�o tem provas do envolvimento da organiza��o com o atentado.

No entanto, afirmou que o governo n�o estava a par de uma reivindica��o direta da al-Qaeda, como anunciou nesta sexta-feira o canal de televis�o privado ARY TV, que n�o divulgou mais detalhes sobre a origem da not�cia.

Islamabad decretou luto nacional de tr�s dias em mem�ria da primeira mulher da era moderna a ter governado um pa�s mu�ulmano.

O corpo da ex-premi� chegou na madrugada desta sexta-feira � prov�ncia meridional de Sindh para o funeral.

Benazir Bhutto ser� enterrada no mausol�u familiar de Garhi Juda Bajsh, perto da cidade de Larkana, sul do pa�s.

Al-Qaeda se responsabiliza por assassinato de Bhutto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir