Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-12-2007

Galinha é fonte de renda para famílias no Ceará
Grupo recebe apoio para formar e manter a criação de galinha caipira
Galinha é fonte de renda para famílias no Ceará
Foto: Reprodução

Um projeto com galinha caipira é fonte de renda para pequenos agricultores do Ceará. Cem famílias recebem apoio para formar e manter a criação em dez comunidades rurais de Caucaia, município da região metropolitana de Fortaleza. São localidades pobres, onde a maioria se sustenta com a renda do campo.

A agricultora Enedina da Costa aproveita a visita dos técnicos para tirar todas as dúvidas. Ela está otimista. "Ganhar dinheiro porque não tem onde a gente trabalhar".

A filha dela, Irani Fernandes, recebeu cem pintos e ração para seis meses. Diz que a vida mudou com a nova atividade. "Minha vida era só cuidar do roçado, mas agora tem outra atividade para nós. E renda."

Em cada localidade um articular dá assistência diária às famílias. "Além das aves que elas estão recebendo, elas recebem também material para a construção do galinheiro e a ração para alimentação das aves", diz o agrônomo Luciano Jerônimo.

A primeira comunidade recebeu os pintos há pouco mais de 90 dias. Nesta fase as famílias já podem consumir as galinhas que só darão início à postura daqui a três meses. Aí começa uma nova etapa do projeto: a comercialização dos ovos.

Segundo Samuel Ferreira Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a compra dos ovos será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, que vai incluir a produção na merenda escolar das escolas públicas da cidade. "Além de terem alimentação saudável, eles também vão tirar da própria criação frangos para o abate para complementar a renda, e a partir de seis meses é geração de ovos".

O projeto é coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caucaia, com apoio da Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos do Ceará.

Galinha é fonte de renda para famílias no Ceará.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir