Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-12-2007

Bhutto morreu ao se esquivar de explosão
A ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto morreu ao se chocar contra o teto
Bhutto morreu ao se esquivar de explosão
Foto: www.g1.com.br

A ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto morreu ao se chocar contra o teto do veículo em que se encontrava no momento do atentado, sem que fossem encontradas balas em seu corpo, revelou nesta sexta-feira (28) o ministério do Interior paquistanês.Pouco tempo antes deste pronunciamento, a mesma fonte, o brigadeiro Javed Cheema, porta-voz do ministério do Interior, havia dito que a ex-primeira ministra havia morrido em conseqüência dos estilhaços da bomba que explodiu durante o comício.

O porta-voz do ministério disse desta vez que a líder opositora morreu por causa de uma fratura no crânio ao bater com a cabeça contra a alavanca do teto solar quando tentava se proteger da explosão dentro do carro.

"A alavanca a atingiu na têmpora direita e fraturou seu crânio. Não havia balas ou fragmentos de mental no ferimento", explicou a fonte.

Por outro lado, Cheema disse ainda que os serviços de inteligência interceptaram uma ligação de um homem que é considerado o chefe da al-Qaeda no Paquistão, Baitullah Mehsud, parabenizando um militante pela morte de Bhutto.

Ele disse ainda que há provas irrefutáveis de que a al-Qaeda está tentando desestabilizar o Paquistão e mostrou um vídeo dos últimos momentos de Bhutto.

  • Funeral
    A ex-premiê paquistanesa foi enterrada nesta sexta-feira no mausoléu da família Bhutto em sua localidade natal, Garhi Khuda Baksh, num funeral assistido por milhares de pessoas, muitas delas simpatizantes de seu Partido Popular do Paquistão (PPP).

    Sua morte deflagrou uma onda de violência no país que fez ao menos 19 vítimas em 24 horas. Carros e lojas foram queimados e centenas de manifestantes enfrentaram a polícia em várias regiões do país.

    Nesta sexta-feira (28) uma bomba matou quatro pessoas, entre elas um político do partido que apóia o presidente Pervez Musharraf, no noroeste do Paquistão, informou a polícia. O atentado com bomba ocorreu no Vale de Swat, no noroeste do Paquistão, segundo a polícia.

  • O cortejo
    As televisões paquistanesas mostraram imagens do cortejo fúnebre, encabeçado por um veículo que transportava o caixão da ex-primeira-ministra.

    O corpo da dirigente estava envolvido com as cores vermelha, verde e preta da bandeira de sua legenda política, o Partido Popular do Paquistão (PPP), enquanto centenas de pessoas aguardavam para dar seu último adeus.

    Estavam presentes sua irmã Sanam -a única que restou viva na família-, seu marido, Asif Zardari, e seus três filhos, que escutaram os cânticos dos seguidores de Benazir.

    Também foi à cerimônia o vice-presidente do PPP, Amin Fahim, cuja legenda declarou 40 dias de luto enquanto debate sua participação nas próximas eleições legislativas, previstas para o dia 8 de janeiro.

    O corpo da dirigente foi transportado durante a madrugada em um avião militar C-130 até a cidade de Sukkur (no sul do país), de onde partiram até sua localidade natal.

    Bhutto foi enterrada no mausoléu da família, onde descansa seu pai, Zulfikar Ali Bhutto, primeiro-ministro do país entre 1973 e 1977 e que foi derrubado pelos militares e enforcado em 1979. Zulfikar teve quatro filhos, dos quais três foram assassinados.

  • Al-Qaeda
    Um dirigente da al-Qaeda no Afeganistão, Mustafá Abu al-Yazid, reivindicou a responsabilidade pelo assassinato de Benazir Bhutto em nome da organização terrorista, informou a agência de notícias Adnkronos International (conhecida como AKI).

    "Acabamos com um ativo muito valioso dos Estados Unidos, que tinha jurado derrubar os mujahedin", disse Yazid por telefone à correspondente da agência na cidade paquistanesa de Karachi.

    A notícia da AKI, agência com sede em Roma e que divulga suas informações em árabe, inglês e italiano, acrescenta que o "número dois" da al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, decidiu assassinar Bhutto, em outubro.

    Em outra notícia, a agência afirma que Zawahiri ordenou o atentado num vídeo de uma hora e meia, divulgado pela internet dia 17 de dezembro.

  • O atentado
    Bhutto morreu nesta quinta-feira (27) em um atentado a bomba no Paquistão quando articipava de um comício político na cidade de Rawalpindi, a 12 quilômetros da capital, Islamabad. Bhutto retornou ao país em outubro, depois de anos de exílio, e era considerada uma das favoritas nas eleições parlamentares de 8 de janeiro.

    Ao menos 20 pessoas morreram neste atentado a bomba, e 40 ficaram feridas.

    Bhutto morreu ao se esquivar de explosão


    Fonte: www.g1.com.br
  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir