Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 29-12-2007

Concursos e Oportunidades. Aqui.
Ouvir r�dios de not�cias, ler jornais e ver TV s�o requisitos b�sicos
Concursos e Oportunidades. Aqui.
Foto: Reprodu��o

Professores ouvidos pelo G1 s�o un�nimes em dizer: para ter bom desempenho nas provas de atualidades dos concursos p�blicos, o candidato precisa estar sintonizado com os assuntos mais importantes e recentes do Brasil e do mundo. A solu��o � criar o h�bito de acompanhar o notici�rio, seja por meio de r�dio, TV, internet, jornais, revistas ou livros.

Confira lista de concursos e oportunidades

Confira lista de programas de trainee e est�gios

 

Para M�rio Storniolo J�nior, professor de geografia e atualidades do Siga Concursos, de S�o Paulo, hoje em dia n�o cabe mais a velha desculpa da falta de tempo porque o candidato pode ouvir r�dio e ver televis�o nas mais variadas horas e locais.

"No caminho para o trabalho d� para ouvir uma r�dio de not�cias no carro, num walkman ou num aparelho de MP3; pegar os jornais que s�o distribu�dos gratuitamente em esta��es de metr�; ir a locais que oferecem jornais para leitura, como bibliotecas; consultar sites de not�cias nos momentos livres no trabalho ou em casa; e, � noite, acompanhar o notici�rio na televis�o", aconselha.

Mas, segundo ele, isso tem que se tornar um h�bito a ser cultivado sempre. Para ele, a estrat�gia de acompanhar o notici�rio permanentemente vale mais do que ler todos os jornais e revistas no �ltimo m�s que antecede os exames. "Mesmo que n�o caia aquilo que foi acompanhado no notici�rio, ficar atualizado ajuda a eliminar algumas alternativas absurdas das quest�es."

Para Adalberto Pinto, professor de t�cnicas de estudo do curso preparat�rio Central de Concursos, de S�o Paulo, � preciso inserir a disciplina de atualidades como mais uma mat�ria a ser estudada. Ele acha que ouvir r�dios de not�cias � uma �tima forma de se manter antenado diariamente.

"J� vi uma prova que ocorreu no domingo colocar uma quest�o que abordava um fato que tinha acontecido na quarta anterior. Por isso, � importante acompanhar o notici�rio."

 �ltimos seis meses

Adalberto Pinto afirma que o candidato deve apostar nos fatos dos �ltimos seis meses para se manter informado, e considera importante olhar o edital para ver se o concurso abordar� fatos de �mbito apenas nacional ou tamb�m internacional.

Storniolo J�nior tamb�m acha que apostar em fatos dos �ltimos seis meses � v�lido, mas enfatiza que n�o adianta o candidato querer se atualizar se ele tamb�m n�o tem um certo conhecimento hist�rico e geogr�fico dos assuntos.

"N�o adianta querer ver tudo nas �ltimas semanas antes do concurso sobre a quest�o Israel-Palestina, por exemplo, porque a pessoa n�o vai guardar nada, principalmente pela falta de compreens�o e de contextualiza��o."

Por isso, ele diz que � importante saber o contexto hist�rico do assunto para que o candidato consiga responder com mais seguran�a.
 

O professor do Siga indica como complemento de estudo a revista "Atualidades Vestibular", da Abril, que � semestral e traz os principais temas atualmente em pauta na imprensa brasileira e internacional.

Ele recomenda tamb�m verificar as quest�es de provas recentes para saber os assuntos escolhidos pelas organizadoras. "O h�bito da leitura � fundamental. Quanto mais a pessoa l�, mais ela assimila".

Ele informa que pol�tica, economia e temas internacionais s�o os assuntos mais abordados nos concursos. "Mas, se o edital prev� cultura brasileira, � prov�vel cair assuntos relacionados a cinema, m�sica e teatro", salienta.

 Livros did�ticos

Marcelo Bezerra Correia da Silva, professor de geografia e atualidades do Siga Concursos, tamb�m acha que a leitura � importante para aprofundar temas que est�o sendo cobrados nos concursos. "Toda atualidade tem raiz hist�rica, raz�es geopol�ticas e econ�micas."

Segundo ele, � poss�vel suprir uma poss�vel lacuna de conhecimento pesquisando os assuntos na internet e procurando livros did�ticos atuais. Entretanto, ele recomenda recorrer a livros de hist�ria e geografia recentes, como os dos filhos e sobrinhos que ainda est�o na escola, "porque muita coisa mudou, tanto historicamente quanto geograficamente".

Para os concursos de 2008, Silva aposta em assuntos como g�s natural, etanol, reservas de petr�leo descobertas pela Petrobras, aquecimento global, CPMF, PIB, CPIs de 2007 e cat�strofes naturais, como os terremotos ocorridos em setembro no Peru e no Brasil em novembro.

"A pessoa tem que usar todas as armas. O mundo � da informa��o. Existem formas de se atualizar, � preciso achar o pr�prio meio porque n�o se pode prestar a prova alienado."

 Sede de conhecimento

Lino Pires, autor do livro "Conhecimentos Gerais" Atualidades Econ�micas, Pol�ticas e Sociais para Concursos P�blicos", pela Editora Campus, que traz provas comentadas e exerc�cios de fixa��o de conte�dos, acha que o candidato tem que ter "sede" de conhecimento, ser bastante curioso.

Ele indica a leitura de jornais de grande circula��o e do Almanaque Abril, que traz os principais assuntos do ano. Al�m disso, recomenda que os candidatos n�o percam a oportunidade de ir a cinema, teatro e museus.

 "Uma prova perguntou o nome do pintor do quadro "Guernica", por exemplo, que � um dos mais famosos do Picasso", disse.

 Mas ele alerta que os candidatos devem entender que as provas podem trazer temas muito variados, como por exemplo, uma quest�o que perguntava o nome do livro da ex-garota de programa Bruna Surfistinha, "O Doce Veneno do Escorpi�o".

Para Pires, a memoriza��o � necess�ria e ele julga importante saber nomes de pessoas envolvidas nos fatos mais atuais de pol�tica e economia, por exemplo. 

Como potenciais temas a serem abordados nos pr�ximos concursos, ele aponta globaliza��o, pol�ticas de subs�dios e protecionismo, focos de tens�o no mundo, como a quest�o judaico-palestina, terrorismo, transposi��o do Rio S�o Francisco, agroneg�cio no Brasil, biodiesel, petr�leo (descoberta de novas jazidas), g�s natural, MST, industrializa��o, 100 anos de Niemeyer.

Pires tamb�m recomenda que os candidatos vejam filmes como "Uma Verdade Inconveniente", sobre o aquecimento global, e "Tropa de Elite", sobre a quest�o da viol�ncia urbana.
 

Bom desempenho em atualidades exige acompanhar notici�rio.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir