Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-12-2007

Libertação de reféns das Farc é adiada para domingo
Com atraso na negociação, Cruz Vermelha fica impedida de realizar operações noturnas
Libertação de reféns das Farc é adiada para domingo
Foto: Mauricio Dueñas / AFP

A libertação dos três reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi adiada para domingo (30), depois de um dia de negociações e espera por parte das equipes de resgate.

"A entrega dos reféns não é para hoje (sábado) por uma razão muito simples: já está escuro às 18h locais (20h30 de Brasília)", disse um diplomata, referindo-se à impossibilidade de o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) fazer operações noturnas.

Na manhã deste sábado (29), o assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, havia dito que o desdobramento da operação deveria continuar no domingo.

Anteriormente, a vice-ministra de Informação e Comunicação confirmou a um grupo de jornalistas que "as Farc ainda não deram as coordenadas" do local na selva colombiana, onde Clara Rojas, seu filho Emmanuel e a ex-congressista Consuelo González devem ser resgatados. Os reféns serão libertados em território colombiano, e depois levados à Venezuela.

Representantes de Argentina, Brasil, Bolívia, Cuba, Equador, França e Suíça acompanham a operação. Eles embarcaram do aeroporto internacional de Maiquetía, perto de Caracas, na Venezuela, rumo a Villavicencio, na Colômbia, na tarde deste sábado (29).

Desde sexta-feira (28) dois helicópteros de resgate venezuelanos, pintados de branco e laranja e com emblemas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), estão à espera das coordenadas das Farc para localizar e resgatar os três reféns.

Libertação de reféns das Farc é adiada para domingo
Com atraso na negociação, Cruz Vermelha fica impedida de realizar operações noturnas.
Guerrilheiros das Farc não informaram as coordenadas a equipes de resgate.

Fonte: http://www.silviomeira.globhttp://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL242535-5602,00-LIBERTACAO+DE+REFENS+DAS+FARC+E+ADIADA+DIZ+DIPLOMATA.htmlolog.com.br/index.html?postId=463866
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir