Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 30-12-2007

Uma História de Sucesso
Uma das maiores firmas de pescados do sudeste, a ATUM do Brasil, localizado na praia de Itaipava, em Itapemirim, passa por nova reestruturação
Uma História de Sucesso
Foto: Mauro Lúcio, sócio-proprietário da Atum do Brasil

Uma das maiores firmas de pescados do sudeste, a ATUM do Brasil, localizado na praia de Itaipava, em Itapemirim, passa por nova reestruturação visando novos mercados tendo como base a exportação para mais países de outras continentes. A Atum hoje exporta peixes nobres para vários países europeus e os Estados Unidos da América.

Mauro Lúcio, um dos sócios proprietários, nos conta que no inicio as dificuldades eram muitas para fazerem o congelamento de seus pescados, era necessário estar congelando através de terceiros aumentando assim o custo do pescado, ficando encarecido para o consumidor. Junto com seu pai Palmerino Almeida e seu irmão Maurílio fundaram a empresa Atum do Brasil em agosto de 1995.

Passados 12 anos, a empresa tem uma sólida estrutura, com 14 barcos de pesca, 11 caminhões, fábrica de gelo e distribuidora de combustíveis. Trabalhando diretamente na empresa estão 131 funcionários, mas a esses devem ser somados os 112 pescadores dos barcos próprios e outros 120 barcos de terceiros que abastecem os frigoríficos da Atum do Brasil. No total, a empresa garante trabalho e renda a 700 trabalhadores aproximadamente, tornando-se um dos maiores empregadores da região sul do Estado. Todo esse dinamismo parte da visão empreende-dora de uma tradicional família ligada à pesca há gerações. "Uma de nossas maiores preocupações é com o meio ambiente. Temos seguido à risca todos os procedimentos dos órgãos fiscalizadores", ressaltou o empresário.

O empresário destaca o desenvolvimento do município de Itapemirim implementado pela prefeita Norma Ayub, que deixa os comerciantes e empresários locais com a perspectiva de tornar os balneários de Itaóca e Itaipava numa referência turística no Estado. "Vivemos tempos turbulentos, mas agora temos o que comemorar".

Outro bom exemplo que destaca o jovem empresário da pesca é com relação a criação de empregos tendo como parceiro a CDL e o CIEE. Como empresário que oportuniza mão de obra de jovens estagiários destaca a atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapemirim e Marataízes. "São jovens cheios de garra e vontade de aprender, do outro lado a diminuição da carga tributaria em que o empregador se depara quando deseja gerar mais frentes de trabalho.

O presidente da CDL Cidauro Bourguignon está de parabéns pela iniciativa onde todos os empresários deveriam conhecer e participar dessa parceria" destacou.

Lucio ressalta ainda, que em breve a Atum do Brasil estará lançando um novo produto no mercado.

    Fonte: Informativo do Lojista - CDL Marataízes e Itapemirim
 
Por:  Tatiana Bourguignon    |      Imprimir