Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2007

Farc informaram coordenadas para resgate dos reféns
Segundo uma rádio local, coordenadas para o encontro já foram informadas
Farc informaram coordenadas para resgate dos reféns
Foto: http://g1.globo.com

O ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín, coordenador da missão para receber os três reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), já tem as coordenadas para o local de encontro na floresta colombiana, informou a rádio Caracol, com base em fontes do governo de Bogotá.

De acordo com a emissora, dois helicópteros, um deles com Chacín a bordo, decolaram da Venezuela e são esperados às 9h30 locais (12h30 de Brasília) no aeroporto de Vanguardia, 95 km ao sudeste de Bogotá.

O governo colombiano afirmou que não sabe nem quer conhecer as coordenadas para o resgate e que estas devem ser entregues pelo grupo à Venezuela e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O alto comissário para a Paz colombiano, Luis Carlos Restrepo, fez a declaração a jornalistas no aeroporto Vanguardia de Villavicencio, centro do país.

Ele também confirmou a autorização para a entrada de dois outros helicópteros e de um avião venezuelanos no país.

As aeronaves devem chegar neste domingo em Villavicencio, e aparentemente no avião deve estar o ex-ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín, coordenador nomeado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a libertação dos reféns das Farc.

Em Villavicencio se encontram os representantes internacionais e as aeronaves que devem participar da operação para receber Clara Rojas, seu filho Emmanuel, nascido no cativeiro, e Consuelo González. A libertação dos três foi prometida pelas Farc.

O secretário de imprensa da presidência colombiana, César Mauricio Velásquez, disse à agência de notícias France Presse que foram autorizadas a entradas de três aeronaves, dois helicópteros e um pequeno avião.

Velásquez afirmou ainda que Bogotá pode ampliar o prazo para a operação em seu território do comboio aéreo enviada da Venezuela com os emblemas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que a princípio expira neste domingo às 18h59 locais (21h59, pelo horário de Brasília).

"O governo da Colômbia manterá a facilitação e está disposto a estender os prazos fixados para a operação aérea em território nacional de ae ronaves estrangeiras", destacou.

Farc informaram coordenadas para resgate dos reféns. Segundo uma rádio local, coordenadas para o encontro já foram informadas. Representantes de vários países, entre eles Brasil e França, acompanham a operação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir