Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-12-2007

Partido elege filho de Bhutto como novo chefe da oposição
Bilawal, de 19 anos, foi escolhido pelo comitê do partido como sucessor de Bhutto
Partido elege filho de Bhutto como novo chefe da oposição
Foto: AFP

O comitê central executivo do Partido Popular do Paquistão (PPP), que era liderado por Benazir Bhutto, decidiu neste domingo (30) que Bilawal, filho de Benazir de 19 anos, será seu sucessor na liderança do partido. A legenda está reunida pela primeira vez desde o atentado que matou a ex-premiê, no dia 27.

O encontro da cúpula ocorre na residência da família Bhutto, perto de Larkana, na província de Sindh (sudeste). O encontro é presidido pelo vice-presidente do partido, Makhdoom Amin Fahim.

Fundado em 1967 por Zulfikar Ali Bhutto, o PPP tem seu principal reduto em Sindh e era o maior partido de oposição no Parlamento anterior.

O partido que apoia o presidente Pervez Musharraf afirmou neste domingo que suspenderá sua campanha para as eleições legislativas de 8 de janeiro. Também foi cogitado o adiamento de até quatro meses das eleições, em virtude da morte de Benazir.

Talibã nega envolvimento em atentado
Um porta-voz do líder talibã paquistanês Baitullah Mehsud, que o governo acusa de estar por trás do assassinato da líder oposicionista Benazir Bhutto, desmentiu, neste sábado (29), participação no atentado, informou o canal de televisão "Dawn".

"Ele não teve implicação neste atentado", afirmou à AFP por telefone de satélite o porta-voz de Mehsud, maulana (título religioso) Omar. "É uma conspiração do governo, do exército e dos serviços secretos paquistaneses", acrescentou.

"Atacar uma mulher é contrário às tradições tribais", disse o maulana Omar. "É teatro", declarou, ao comentar a transcrição divulgada pelo governo da suposta conversa telefônica de Mehsud com um dos organizadores do atentado.

O maulana Omar expressou "tristeza" pela morte de Bhutto e acrescentou que teria sido "impossível" para os combatentes islamitas atravessar o cordão de segurança que cercava o local onde a ex-premier acabara de celebrar um comício, duas semanas antes das eleições legislativas e provinciais no Paquistão.

O porta-voz do Ministério do Interior, Javed Iqbal Cheema, afirmou logo depois do atentado, na última quinta-feira, que o responsável pelo ataque tinha sido Mehsud. O líder talibã do leste do país, segundo autoridades, é ligado à rede terrorista al-Qaeda.

Milhares de pessoas foram ao funeral da ex-primeira-ministra nesta sexta-feira na localidade paquistanesa de Naudero para dar seu último adeus à dirigente opositora. Ela foi assassinada na última quinta em um atentado a bomba.

Sua morte deflagrou uma onda de violência no país que fez ao menos 40 vítimas até a noite de sábado (29). Carros e lojas foram queimados e centenas de manifestantes enfrentaram a polícia em várias regiões do país.

Nesta sexta-feira (28) uma bomba matou quatro pessoas, entre elas um político do partido que apóia o presidente Pervez Musharraf, no noroeste do Paquistão, informou a polícia. O atentado com bomba ocorreu no Vale de Swat, no noroeste do Paquistão, segundo a polícia.

O cortejo
As televisões paquistanesas mostraram imagens do cortejo fúnebre, encabeçado por um veículo que transportava o caixão da ex-primeira-ministra até o mausoléu da família Bhutto em seu povoado natal, Garhi Khuda Baksh.

O corpo da dirigente estava envolvido com as cores vermelha, verde e preta da bandeira de sua legenda política, o Partido Popular do Paquistão (PPP), enquanto centenas de pessoas aguardavam para dar seu último adeus.

Estavam presentes sua irmã Sanam -a única que restou viva na família-, seu marido, Asif Zardari, e seus três filhos, que escutaram os cânticos dos seguidores de Benazir.

Também foi à cerimônia o vice-presidente do PPP, Amin Fahim, cuja legenda declarou 40 dias de luto enquanto debate sua participação nas próximas eleições legislativas, previstas para o dia 8 de janeiro.

O corpo da dirigente foi transportado durante a madrugada em um avião militar C-130 até a cidade de Sukkur (no sul do país), de onde partiram até sua localidade natal.

Bhutto será enterrada no mausoléu da família, onde descansa seu pai, Zulfikar Ali Bhutto, primeiro-ministro do país entre 1973 e 1977 e que foi derrubado pelos militares e enforcado em 1979. Zulfikar teve quatro filhos, dos quais três foram assassinados.

Onda de violência
Dezenove pessoas morreram nos distúrbios de rua que se seguiram ao assassinato da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, segundo um novo balanço anunciado nesta sexta-feira pelas forças de segurança do Paquistão, informa a agência France Presse.

Al-Qaeda
Um dirigente da al-Qaeda no Afeganistão, Mustafá Abu al-Yazid, reivindicou a responsabilidade pelo assassinato da ex-primeira-ministra do Paquistão Benazir Bhutto em nome da organização terrorista, informou a agência de notícias Adnkronos International (conhecida como AKI).

Acabamos com um ativo muito valioso dos Estados Unidos, que tinha jurado derrubar os mujahedin", disse Yazid por telefone à correspondente da agência na cidade paquistanesa de Karachi.

A notícia da AKI, agência com sede em Roma e que divulga suas informações em árabe, inglês e italiano, acrescenta que o "número dois" da al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, decidiu assassinar Bhutto, em outubro.

Para executar o assassinato a rede formou "esquadrões da morte". Um deles recrutou um voluntário do hoje dissolvido grupo extremista Lashkar-i-Jhangvi, da região do Punjab, no leste do Paquistão, que assassinou Bhutto, ainda segundo a AKI.

Em outra notícia, a agência afirma que Zawahiri ordenou o atentado num vídeo de uma hora e meia, divulgado pela internet dia 17 de dezembro.

O atentado
Bhutto morreu nesta quinta-feira (27) em um atentado a bomba no Paquistão quando articipava de um comício político na cidade de Rawalpindi, a 12 quilômetros da capital, Islamabad. Bhutto retornou ao país em outubro, depois de anos de exílio, e era considerada uma das favoritas nas eleições parlamentares de 8 de janeiro.

Ao menos 20 pessoas morreram neste atentado a bomba, e 40 ficaram feridas.

Benazir morreu por causa de ferimentos no pescoço e no peito, quando se preparava para deixar o ato político. Ainda não está claro se os ferimentos foram causados por tiros ou por pedaços da bomba que explodiu.

Partido elege filho de Bhutto como novo chefe da oposição.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir