Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-01-2008

Entram em vigor novas normas para o uso de capacetes
Acess�rio t�r� que ter faixas luminosas.
Entram em vigor novas normas para o uso de capacetes
Foto:http://img.quebarato.com.br/photos/big/C/1/127C1_1.jpg

Nova lei do uso de capacetes para motociclistas entrou em vigor nesta ter�a-feira (1�), primeiro dia do ano. Durante a manh�, a maioria dos motociclistas j� usava a prote��o de acordo com a nova legisla��o.

Veja o site do RJTV

De acordo com a resolu��o do Departamento Nacional de Tr�nsito (Denatran), o acess�rio deve ter faixas refletivas nas partes lateral e traseira, para facilitar a identifica��o, e ter o selo do Inmetro.

Capacetes do tipo "coquinho", que s� cobrem parte da cabe�a, s�o proibidos. As regras valem tanto para motociclistas quanto para passageiros da moto. Por enquanto n�o ser� cobrada multa de quem desobedecer a norma.

Segundo o Denatran, o objetivo � dar mais seguran�a aos motociclistas.

A nova lei tamb�m determinou mudan�as nas placas dos carros. Para evitar fraude e clonagem, elas v�o ter letras e n�meros mais claros e v�o ser confeccionadas com um material que brilha no escuro.

Mas os motoristas n�o precisam ter pressa. Por enquanto, apenas os ve�culos zero quil�metro devem estar com placas novas. Carros j� emplacados s� far�o a mudan�a na hora da vistoria ou na transfer�ncia para outro estado. O Detran tem dois meses para se adequar � nova legisla��o.

A fiscaliza��o vai ser feita pela Pol�cia Militar e a Guarda Municipal

Entram em vigor novas normas para o uso de capacetes
Acess�rio t�r� que ter faixas luminosas.
Placas dos ve�culos ter�o n�meros mais claros

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir