Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 01-01-2008

Copacabana tem 2 milhões de pessoas no réveillon
Trinta e cinco torres de som garantiram a contagem única da multidão em toda a praia
Copacabana tem 2 milhões de pessoas no réveillon
Foto: Mauro Nascimento / G1

Com uma só contagem por todo o público, amplificada por 35 torres de som espalhadas pelas areias, Copacabana teve uma virada de ano alegre, dividida entre o som do samba e do funk carioca, enquanto a música eletrônica tomava conta de Ipanema. No Posto 9, o clima de paz e amor esteve sob o comando do DJ israelense Yahel.

Os fogos de algumas barcas fundeadas em Copacabana foram disparados antes mesmo que a contagem chegasse ao final. A queima durou 16 minutos e consumiu 22 mil fogos que tinham um efeito especial, em três dimensões (3D). Segundo o Coronel Almeida, do 19º BPM (Copacabana), dois milhões de pessoas participaram do réveillon.

Depois da meia-noite, o número de atendimentos médicos aumentou muito, embora a Secretaria municipal de Saúde não tenha divulgado um balanço. Os três casos mais graves foram de uma jovem atingida no ombro e um homem na perna por balas perdidas, e de um homem, aparentemente bêbado, que se jogou de uma torre de iluminação. As vítimas ainda não foram identificadas.

Calor e banho de mar
A chegada de 2008 teve sol quente e muito calor" a máxima oscilou entre 36 e 38 graus. Muita gente entrou no mar para se refrescar, sem se incomodar com as oferendas feitas a Iemanjá em troca de pedidos de graças a serem alcançadas no Ano Novo.

Copacabana se preparou para receber dois milhões de pessoas. Em todo o Rio de Janeiro, o número de turistas do Brasil e do exterior deve ter ultrapassado os 600 mil, segundo estimativa das autoridades estaduais.

Muita zoeira em Copacabana
O ano de 2008 começou em Copacabana com muita zoeira. Esse é o nome da música de MC Leozinho, que deu início ao repertório tocado pelo DJ Marlboro, seguido do hit "Ela só pensa em beijar".

Homens, mulheres e crianças de todas as idades se animaram e dançaram funk na areia para comemorar o ano novo. O ritmo levantou a galera depois da queima de fogos que durou 16 minutos e aconteceu ao som de valsa.

O sambista Diogo Nogueira foi o primeiro a se apresentar no palco de Copacabana.
Como acontece todos os anos, o movimento de pessoas cresceu ao longo da noite. Às 21h, a festa já tinha começado. Com áreas delimitadas, alguns cariocas e turistas prepararam eventos particulares no meio da multidão.

Praia loteada
Na praia desde as 17h, os amigos e a família da vendedora paraense Elza Fernandes, de 30 anos, montaram uma tenda, prepararam os comes e bebes e enfeitaram a "área vip" com bolas e flores para a chegada de 2008. "Todo ano montamos uma decoração diferente", falou Elza.

A técnica mecânica Denize Onório, de 42 anos, aproveitou o espaço aberto por uma barraca de camping montada na areia para reservar lugares para parentes e amigos."O melhor mesmo é a queima de fogos", avisou.

Para não correr o risco de ver sua área invadida por "penetras" da areia, a doméstica Andréia Silva, de 26 anos, fez uma cerca com cordas e garrafas na sua tenda. "Assim, ninguém invade", conta ela, que preparou ceia com direito a arroz, farofa, peru e até sobremesa.

Em meio a tanta agitação, o contador Átila Viana, de 51 anos, foi com a família fazer seus agradecimentos e preces a Iemanjá. "Apesar de tanta gente, dá para se concentrar. O segredo é elevar o pensamento positivo", ensina. E emendou: "Feliz 2008!".

Festa techno em Ipanema
O réveillon em Ipanema ficou concentrado no palco do Posto 9, o lugar mais quente da praia, onde aconteceu o evento Stereo Beach. Por volta das 21 horas, o Corpo de Bombeiros estimou que cerca de 15 mil pessoas estavam nas areias.

Boa parte do público era formada por turistas, que escolheram Ipanema para passar a virada do ano ao som da música eletrônica.

"Eu estou adorando o Rio. É a primeira vez que venho aqui e estou apaixonada pela cidade. Adoro festa rave e por isso preferi passar o réveillon aqui. Está tudo ótimo", disse a estudante de turismo Grazieli Lodi, uma mineira de 19 anos.

Muitos cariocas optaram por passar a virada do ano em Ipanema por causa do show techno. "Preferi vir para cá porque adoro música eletrônica e tem muita gente bonita", disse a estudante Érika Rodrigues de Oliveira, 19 anos.

A festa Stereo Beach contou com a presença de vários DJs, entre eles, Yahel, um dos mais conhecidos da música eletrônica mundial.

Copacabana tem 2 milhões de pessoas no réveillon.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir