Categoria Religião  Noticia Atualizada em 01-01-2008

Papa vê 'densas nuvens' sobre o futuro da humanidade.
Mensagem foi divulgada nesta 3ª feira (1º de janeiro), no Dia Mundial da Paz. Bento XVI está preocupado com a corrida armamentista
Papa vê 'densas nuvens' sobre o futuro da humanidade.
Foto: AFP

O papa Bento XVI adverte da existência de "densas nuvens" sobre o futuro da humanidade em mensagem divulgada neste 1º de janeiro de 2008, por ocasião do Dia Mundial da Paz.

Essas nuvens nascem dos conflitos existentes, como os do Oriente Médio; a corrida armamentista, especialmente a nuclear; da destruição do meio ambiente, no qual vive a "família humana"; e do que ele observa como um enfraquecimento da família tradicional.

Como instituiu o papa Paulo VI, a Igreja Católica celebra em 1º de janeiro o Dia Mundial da Paz.

"A humanidade sofre hoje, infelizmente, grandes divisões e fortes conflitos que lançam densas nuvens sobre seu futuro", afirma a mensagem, intitulado "Família humana, comunidade de paz".

O texto, que foi divulgado em 11 de dezembro, foi enviado aos embaixadores credenciados no Vaticano e presentes hoje na primeira missa do ano oficiada por Bento XVI na Basílica de São Pedro.

Armas nucleares
Para o papa, "vastas regiões do planeta estão envolvidas em tensões crescentes, enquanto o perigo de que aumente o número de países com armas nucleares gera em qualquer pessoa responsável uma fundada preocupação".

Após apontar os conflitos da África e do Oriente Médio, o pontífice denuncia "um aumento do número de Estados envolvidos na corrida de armamentos" e ressalta que, inclusive, "nações em vias de desenvolvimento destinam uma parte importante de seu pouco Produto Interno Bruto para comprar armas".

Por esses motivos, Bento XVI chama para que, "em tempos tão difíceis", "todas as pessoas de boa vontade" se mobilizem e cheguem "a acordos concretos com vistas a uma eficaz desmilitarização, principalmente no campo das armas nucleares".

Pede ainda que as "autoridades retomem as negociações" diante do "desmantelamento progressivo e combinado das armas existentes". "Estou consciente de que, ao renovar esta chamada, me faço intérprete do desejo dos que compartilham a preocupação pelo futuro da humanidade", afirma.

Meio ambiente
O papa também dedica parte de sua mensagem ao problema do meio ambiente.

"Temos que cuidar do meio ambiente: este foi confiado ao homem para que o cuide e o cultive com liberdade responsável, tendo sempre como critério orientador o bem de todos", comenta o pontífice.

Bento XVI destina também grande parte da mensagem para reiterar a doutrina católica sobre a família tradicional, "fundada no casamento entre um homem e uma mulher", sobre a qual afirma ser "a primeira e insubstituível educadora da paz".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir