Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-01-2008

Confronto mata 6 no dia do aniversário do Fatah.
Choques na Faixa de Gaza deixaram ao menos 30 feridos. Movimento nacionalista Fatah celebrou 43º aniversário de sua fundação
Confronto mata 6 no dia do aniversário do Fatah.
Foto: AFP

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas nos enfrentamentos entre grupos armados do Movimento de Resistência Islâmica Hamas e o movimento nacionalista do Fatah, do presidente palestino, Mahmoud Abbas, ocorridos na madrugada de 1º de janeiro na Faixa de Gaza.

Os enfrentamentos aconteceram apesar da chamada à reconciliação lançada pouco antes por Abbas, na qual propôs recorrer ao diálogo e antecipar as eleições legislativas e presidenciais para resolver o conflito.

Fontes palestinas do Hospital Nasser, em Khan Yunis, informaram que dois policiais do Hamas morreram ao ser baleados por milicianos desconhecidos, que segundo o movimento islamita seriam militantes do Fatah.

Porta-vozes médicos em Gaza indicaram que outros quatro civis, incluindo uma criança e dois membros do Fatah, morreram em outras áreas da Faixa de Gaza, desta vez por disparos de policiais do Hamas.

As mesmas fontes assinalaram que milhares de pessoas saíram às ruas na noite desta segunda-feira para celebrar a data carregando bandeiras de seu movimento, e destacaram que foram os policiais do Hamas que abriram fogo e agrediram dezenas delas.

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, 15 delas em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, disseram.

Policiais do Hamas detiveram em sua casa de Gaza o líder do Fatah Ibrahim Abu Al-Najja, segundo disse à imprensa sua mulher, e lhe acusaram de incitar a violência de seus seguidores.

Entenda o conflito entre o Hamas e o Fatah

Diálogo
Na noite da segunda-feira, Mahmoud Abbas fez uma chamada ao movimento islâmico Hamas para que ponha fim a seu controle na Faixa de Gaza e retorne ao diálogo para acabar com a crise interna palestina.

Em um pronunciamento transmitido pela televisão local para celebrar o 43º aniversário da fundação do Fatah, Abbas tentou iniciar junto ao Hamas uma iniciativa de reconciliação baseada em um "diálogo tranqüilo", embora tenha criticado o movimento islamita e seus agentes policiais por impedir à força que os seguidores do Fatah celebrassem a data.

O Hamas, que se encontra na lista de organizações terroristas de União Européia e Estados Unidos, expulsou em junho as forças leais de Abbas e assumiu o controle da Faixa de Gaza, o que fez com que o presidente expulsasse o movimento de resistência islâmico do Governo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir