Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2008

Rebocador resgata bóia encalhada no litoral norte.
Objeto pertence a Santos, mas foi colocado em rebocador e será levado para o Rio. De acordo com comandante da operação, não houve danos ambientais
Rebocador resgata bóia encalhada no litoral norte.
Foto: VNews

A Petrobras resgatou na manhã desta quarta-feira (2) a bóia de sinalização de 11 toneladas que encalhou sexta-feira (31) na Praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral Norte paulista. O comandante da operação, Sérgio Ramos, disse ao G1 que o trabalho começou às 8h e que, às 11h25, o artefato de aço semelhante a um tanque foi içado ao convés do rebocador.

De acordo com o comandante, a numeração da bóia indica que ela pertence à plataforma de Santos, mas será levada até Campos (RJ) onde há um setor de manutenção desses equipamentos. A Petrobras vai fazer uma investigação para saber qual foi a última localização da bóia e como ela se desprendeu da plataforma.

"O mais importante é que a bóia foi resgatada com sucesso, sem danos e sem nenhum risco ambiental", disse Ramos. Ele explicou que a bóia é utilizada apenas para sinalização e que embora pareça um tanque, não contém material poluente. A inscrição 40 T que aparece em uma das laterais refere-se à força de empuxo da bóia e não ao seu peso, de acordo com o comandante.

Encalhada na areia da praia desde 31 de dezembro, a bóia virou atração entre os turistas, que pintaram em uma das laterais uma cara de tubarão e escreveram mensagem de "Feliz Ano Novo" com spray. Nesta manhã, a bóia foi puxada pelo rebocador, que ficou ancorado a cerca de 700 metros da praia. Dois barcos de pequeno porte conduziram os cabos. O artefato foi arrastado da areia até o rebocador e depois erguido até o convés.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir