Categoria Música  Noticia Atualizada em 02-01-2008

Canções de James Brown são bloqueadas na Justiça
Advogado do cantor afirma que ele deixou um disco inédito pronto
Canções de James Brown são bloqueadas na Justiça
Foto: AP

A disputa legal do espólio de James Brown está paralisando o lançamento do disco final da lenda do soul, afirma seu conselheiro de longa data.

Brown gravou um álbum em Los Angeles, no verão de 2006 - meses antes de morrer, aos 73 anos de idade, em 25 de dezembro - mas as canções ainda não puderam ser lançadas por causa de disputas judiciais sobre quem deve ser beneficiado com seu legado e direitos autorais, afirmou o advogado Buddy Dallas. Ainda há também outras 50 ou 60 canções guardadas, disse ele.

O quarto filho do cantor, Daryl, é um dos cinco herdeiros que está tentando anular o testamento do pai, alegando que seus ex-conselheiros"incluindo Dallas- costumavam influenciar ilegalmente o cantor a criar fundos de caridade dos quais os conselheiros poderiam tirar proveito. Os outros citados no processo são Alford Bradley e David Cannon.

Daryl Brown, guitarrista da banda que acompanhava seu pai, a Soul Generals, diz que não sabe de nenhuma gravação feita na Califórnia em 2006. Brown e a Soul Generals estavam trabalhando em um disco, num estúdio na Geórgia, mas eles conseguiram terminar apenas duas músicas antes da morte do cantor, afirmou o filho dele. Mas, ainda segundo Daryl, há várias canções ainda não-lançadas guardadas por seu pai.



Testamento

Cinco filhos de James Brown estão tentando fazer com o testamento deixado pelo cantor seja invalidado. Eles argumentam que os seus ex-conselheiros costumavam influenciar ilegalmente o cantor a criar fundos de caridade dos quais eles poderiam tirar proveito.

Os filhos foram deixados de fora na parte financeira do testamento, que deixa a fortuna do cantor para fundos a serem gastos na educação de seus netos e de crianças carentes.

O advogado Louis Levenson afirma que os filhos de Brown descobriram rascunhos anteriores de seu testamento que mostram que o pai tinha dúvidas do que fazer com o dinheiro e se queria realmente deixar algo para caridade.

A ação movida por cinco dos filhos de Brown afirma que os conselheiros do cantor - Buddy Dallas, Alford Bradley e David Cannon- o teriam influenciado na hora de escolher para quem deixar o dinheiro.

Dallas nega a acusação e define a tentativa de anular o testamento como "um ato de desespero". "Ninguém disse a James Brown o que fazer", afirmou, dizendo que, se fosse convencer o cantor a beneficiá-lo, teria pedido que ele lhe deixasse algo.

A quantia de dinheiro da herança de James Brown permanece um mistério. Em reportagem publicada em outubro, a "Forbes" estimou sua fortuna em US$ 5 milhões, mas os advogados garantem que, em suas contas, não há tanto dinheiro assim.

Canções de James Brown são bloqueadas na Justiça.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir