Categoria Verão  Noticia Atualizada em 03-01-2008

UFSCar mantém gabarito de questão de geografia contestada
Questão nº 24 da prova de geografia tratava do fenômeno climático El Nino
UFSCar mantém gabarito de questão de geografia contestada

A banca examinadora da Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar ), dediciu manter o gabarito da questão 24 da prova de geografia do vestibular 2008, contestado por professores de cursinho.

 Segundo a justificativa oficial envidada pela banca de professores, "a alternativa "C" está correta, pois na resposta não está escrito que a cada três anos SEMPRE ocorre El Nino, e sim que ele ocorre (deve-se concluir que costuma ocorrer ou tem uma tendência a ocorrer) a cada três anos. Creio que se interpretou uma obrigatoriedade que não há na alternativa, pelo menos não nessa correta, a C, mesmo que exista em outra, na alternativa "A", que é incorreta", diz a nota.

 Segundo os professores de cursinhos ouvidos pelo G1, a questão não possuía alternativa correta.

 "Na questão, a banca examinadora considera correto que o fenômeno se repete a cada três anos. Mas estudos mais recentes dizem que o fenômeno é cíclico, só que não tem periodicidade definida", explicou o coordenador da disciplina no curso Etapa, Omar Fadil. Para ele, a questão deveria ser anulada pela banca.

A coordenadora do Objetivo Vera Lúcia da Costa Antunes concorda com o fato de a questão não ter alternativa correta. "Isso foi uma imprecisão. A periodicidade é variável", afirma.

 Confira as provas

Veja o gabarito do terceiro dia

 

Vagas e inscritos

As provas do vestibular 2008 foram aplicadas nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2007.  Ao todo, 26.901vestibulandos se inscreveram para o processo seletivo de 1.565 vagas. Das vagas oferecidas pela UFSCar, 20% são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola estadual, municipal ou federal. Desse percentual, 35% das vagas serão ocupadas por alunos afrodescendentes.

Pelo terceiro ano consecutivo, e desde a sua criação, o curso de medicina é o mais disputado do processo seletivo: 123,43 candidatos para cada vaga. Em segundo lugar está a carreira de engenharia de computação, com 39,8 vestibulandos por vaga.

Em terceiro lugar está o curso de biotecnologia, com 29,24 candidatos por vaga; seguido de engenharia química, com 27,05; e psicologia, com 26,78. Clique no link abaixo para conferir a concorrência de todos os cursos:

Concorrência da UFSCar 2008

 Os resultados serão divulgados no dia 8 de fevereiro de 2008 e a matrícula dos convocados deverá ser feita no dia 12 de fevereiro. 

UFSCar mantém gabarito de questão de geografia contestada.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir