Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Errou a data do cheque? Saiba o que fazer
Colocar a data de 2007 no cheque do ano novo � mais comum do que se imagina
Errou a data do cheque? Saiba o que fazer
Foto: Rede Globo/reprodu��o

Nos primeiros dias do ano novo, errar no preenchimento e colocar a data de 2007 no cheque � mais comum do que se imagina, segundo a Federa��o Brasileira dos Bancos (Febraban).

Se isso acontecer, resta uma boa not�cia: embora n�o sejam obrigados por lei, a Febraban orienta os bancos a aceitarem os cheques preenchidos com o ano anterior at� o final de janeiro.

Nesse caso, a recomenda��o � n�o tentar remediar o erro. Cheques rasurados n�o s�o aceitos em �poca alguma.

Seis meses
De acordo com a entidade, o importante � que os bancos verifiquem se a data 2007 foi colocada mesmo por engano ou se o cheque prescreveu (perdeu a validade): o prazo para prescri��o do cheque � de 180 dias a partir da data de sua emiss�o.

O n�mero de cheques emitidos no Brasil vem caindo ao longo dos anos. Segundo a Febraban, o que se percebe � que as pessoas vem utilizando mais cart�es eletr�nicos e a a internet para as transa��es banc�rias.

De 2000 a 2005, o n�mero de cheques emitidos caiu de 2,638 bilh�es para 1,940 bilh�o. No mesmo per�odo, o n�mero de transa��es banc�rias por internet saltou de 370 para 3,167 bilh�es.

At� novembro do ano passado, foram 1,410 bilh�o de emiss�es de cheques. No mesmo per�odo de 2006, foram 1,571 bilh�o de emiss�es de cheques

Errou a data do cheque? Saiba o que fazer.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir