Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Corações felizes são os mais saudáveis
Pesquisa mostra que sentimentos felizes diminuem hormônio do estress orgânico
Corações felizes são os mais saudáveis

Pessoas felizes tendem a serem mais saudáveis do que aquelas mais estressadas ou pessimistas? A felicidade está ligada à saúde como causa ou efeito?




Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN; veja o site

Para responder a essa questão, cientistas do University College, em Londres, avaliaram as relações entre a produção do cortisol (um hormônio ligado ao stress celular e a marcadores de inflamação) e as sensações da felicidade. Os resultados estão na edição deste mês da revista médica "American Journal of Epidemiology".

Um grupo de mais de 3.000 pessoas, com idades entre 50 e 74 anos, teve amostras de saliva colhidas em seis diferentes momentos do dia ((para dosagem do cortisol), quando anotavam, após a coleta, seu estado de espírito.

As análises mostraram que os níveis desse hormônio, capaz de deflagrar reações típicas de estresse, como elevação dos níveis de açúcar no sangue e liberação de substâncias ativadoras da inflamação, variavam de forma inversa ao estado de espírito: quanto mais feliz, menor o cortisol. Essa relação se manteve mesmo após a correção estatística para fatores que poderiam alterar o risco cardiovascular, como idade, sexo, tabagismo, índice de massa corporal e etnia.



Infeliz inflamação
Em outro dia, foram dosados, no sangue dos participantes, a proteína C reativa e a interleucina-6, que são marcadores da resposta inflamatória no organismo.

Dessa vez, somente as mulheres apresentaram alguma relação entre o humor e os marcadores de inflamação. As mais felizes mostraram níveis mais baixos dessas substâncias.

A pesquisa não esclareceu porque os mais felizes são mais saudáveis. Mas por que não aproveitar que o ano está começando e buscar a felicidade para proteger a nossa saúde?

Corações felizes são os mais saudáveis.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir