Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Iowa vê disputa acirrada em reta final de campanha
Diversas reviravoltas marcaram os dias finais da campanha da prévia do Iowa para os pré-candidatos
Iowa vê disputa acirrada em reta final de campanha
Foto: Reuters

Diversas reviravoltas marcaram os dias finais da campanha da prévia do Iowa para os pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos.
No lado republicano, pesquisas de intenção de voto começaram a indicar que o ex-governador do Estado sulista do Arkansas Mike Huckabee havia aberto uma ampla vantagem sobre o ex-governador do Estado do Massachusetts Mitt Romney.

Faltando poucos dias para o caucus - a votação - de Iowa, Romney conseguiu reverter, em parte, a vantagem de seu oponente. As sondagens também indicam um ressurgimento da candidatura do senador pelo Estado do Arizona John McCain.

No lado democrata, os três principais pré-canditados - o senador pelo Estado de Illinois Barack Obama, a senadora pelo Estado de Nova York Hillary Clinton e o ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards - intensificaram a campanha nos últimos dias, para garantir uma boa colocação na prévia.

Retórica

Huckabee começou a cair nas graças dos conservadores habitantes do Iowa graças à sua retórica de ex-pastor batista que recorre à Bíblia constantemente como fonte de citações.

Romney reagiu com uma série de anúncios televisivos agressivos, no qual lançou ataques contra o adversário, como o de que Huckabee teria indultado uma série de criminosos perigosos, durante sua gestão no Arkansas.

Quando Huckabee resolveu usar das armas de seu oponente, o tiro pareceu sair pela culatra. Há poucos dias, o ex-governador sulista reuniu a imprensa para mostrar um anúncio no qual acusava Romney de ser desonesto mas, ao mesmo tempo, afirmou que aquela seria a primeira e única chance que todos teriam de ver o comercial, uma vez que ele não seria mais mostrado.

A imprensa americana recebeu a artimanha de Huckabee com uma saraivada de críticas, chamando a medida de hipócrita e oportunista.

Romney aproveitou o novo fôlego recém-adquirido para tentar conquistar terreno justamente na seara do adversário, a de louvar valores tradicionais e familiares. Em um evento para correligionários realizado nesta quarta-feira, Romney disse se identificar com os princípios louvado pelos moradores de Iowa, como ''o amor à família, o amor aos Estados Unidos e o amor a Deus''.

Uma pesquisa realizada pelo jornal Des Moines Register mostrou que atualmente Huckabee teria 32% da preferência, contra 26% de Romney.

Mas somente nesta quinta-feira será possível aferir se os habitantes do Iowa conseguiram vencer sua relutância em apoiar um candidato mórmon, a polêmica religião abraçada pelo ex-governador do Massachusetts.

Iraque

O renascimento de McCain teria se dado pela suposta melhoria da situação no Iraque. Quando toda a oposição democrata e até mesmo muitos dentro do Partido Republicano condenavam o conflito, exigiam a retirada das tropas americanas e criticavam a estratégia do governo dos Estados Unidos, McCain seguia sendo um árduo defensor da manutenção das tropas americanas no país.

Algumas projeções indicam que o senador poderá conquistar o terceiro lugar em Iowa, mesmo tendo feito uma campanha tímida no Estado. Um dos pontos de vista mais impopulares de McCain na visão dos moradores de Iowa é sua crítica à concessão de subsídios, em especial aos destinados ao etanol - o Iowa é o principal produtor do biocombustível.

Entre os democratas, a indefinição talvez seja ainda maior. O Des Moines Register aponta que Obama Barack conta com 32% da preferência dos eleitores, seguido por Hillary Clinton, com 25%, contra 24% de John Edwards.

A disputa acirrada fez com que os pré-candidatos seguissem uma agenda pesada em Iowa. Na reta final, eles contavam com uma programação que tinha início nas primeiras horas da manhã - como um café da manhã que Edwards ofereceu a correligionários nesta semana marcado para pouco depois das 5h - ou que varava a madrugada, como uma teleconferência que Obama fez com simpatizantes após 0h.

A rotina intensa deixou marcas ao final da campanha para o caucus. Em um discurso realizado na sede de uma escola secundária de Des Moines, Obama manteve a capacidade de inflamar a multidão, mas demonstrava abatimento e, como ele próprio reconheceu, estava ligeiramente afônico.

Iowa vê disputa acirrada em reta final de campanha.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir