Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Carro-bomba na Turquia matou quatro pessoas e feriu 68.
O atentado com carro-bomba contra um ônibus transportando militares deixou pelo menos quatro mortos e 68 feridos na cidade de maioria curda de Diyarbakir
Carro-bomba na Turquia matou quatro pessoas e feriu 68.
Foto: google

O atentado com carro-bomba contra um ônibus transportando militares deixou pelo menos quatro mortos e 68 feridos na cidade de maioria curda de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, informaram autoridades. O ônibus passava na frente de um hotel cinco estrelas quando o carro-bomba explodiu, segundo a agência estatal de notícias Anatólia. Dois dos mortos eram soldados. Autoridades responsabilizaram rebeldes curdos pelo ataque.

Segundo a TV CNN-Turk, a polícia capturou dois suspeitos que estariam fugindo do local do ataque. A explosão atingiu pessoas e carros que passavam pelo local. Vidraças de prédios foram estilhaçadas e vários estudantes ficaram feridos. A explosão, que foi ouvida a três quilômetros de distância, parece ter sido uma retaliação a três ataques aéreos da Turquia contra esconderijos rebeldes curdos no norte do Iraque no mês passado.

Guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) têm lutado há duas décadas pela independência da região onde os curdos são majoritários, no sudeste da Turquia. O grupo tem bases no norte do Iraque, que usam para atacar território turco. Em outubro, o Parlamento da Turquia autorizou que o Exército cruzasse a fronteira e atacasse alvos curdos no Iraque. Em dezembro, a aviação turca passou a bombardear supostas bases curdas no Iraque, provocando a morte de centenas de rebeldes. Líderes do PKK juraram então promover atentados nas grandes cidades da Turquia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir