Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Vida passou por explosão evolutiva há 570 milhões de anos
Criaturas da chamada fauna de Ediacara desenvolveram variedade de formas rápido
Vida passou por explosão evolutiva há 570 milhões de anos
Foto: Reprodução

Os animais mais esquisitos e mais antigos da história da Terra representam uma espécie de Big Bang evolutivo, durante o qual os seres vivos desenvolveram grande variedade de formas num intervalo relativamente muito curto de tempo. Essa é a principal conclusão de um estudo feito nos Estados Unidos, que teve a coragem de tentar achar alguma lógica nessas bizarrices da evolução, como a criatura abaixo.

Os animais em questão são conhecidos pelo apelido coletivo de fauna de Ediacara. Com uma aparência muito distante da grande maioria dos bichos atuais (podem lembrar vagamente águas-vivas, mas muitas vezes assumem formas que mais parecem folhas, sacos e outros objetos ainda mais abstratos), esses seres surgiram por volta de 570 milhões de anos atrás. Ao que tudo indica, desapareceram algumas dezenas de milhões de anos mais tarde e não deixaram descendentes.

Acredita-se que os verdadeiros ancestrais das espécies modernas surgiram justamente após o declínio da fauna de Ediacara, há 530 milhões de anos. E teriam dado as caras "de repente", pelo menos em termos geológicos. O processo teria sido tão rápido que foi apelidado de Explosão Cambriana: em poucos milhões de anos, surgiram todas as formas básicas de corpos que os animais adotam até hoje, incluindo a que daria origem a vertebrados como o homem.

Explosão anterior
No novo estudo, publicado na revista americana "Science", o trio coordenado por Shuhai Xiao, do Instituto Politécnico da Virgínia, analisou de forma quantitativa as espécies da fauna de Ediacara conhecidas até hoje. A idéia era avaliar o "morfoespaço" ocupado por elas -- ou seja, qual é a verdadeira variedade de formas representada por todos esses seres antigos. Seria mais ou menos como pegar um pardal e uma lagosta para ter uma idéia da variedade de formas possíveis entre os animais de hoje.

Parece complicado, mas há maneiras matematicamente precisas de fazer isso. E a surpresa é a seguinte: comparando as espécies existentes durante os 40 milhões de anos da fauna de Ediacara, eles descobriram que o "morfoespaço" continuou sendo mais ou menos o mesmo ao longo de todo esse tempo. Ou seja: as criaturas já surgiram com uma variedade significativa de formas, que se manteve mais ou menos constante nos milhões de anos seguintes.

Por isso, os cientistas propõem que houve, antes da Explosão Cambriana, um outro Big Bang evolutivo, apelidado por eles de Explosão de Avalon (nome dado à primeira fase da fauna de Ediacara). Agora, porém, resta saber que condições ambientais foram responsáveis por favorecer esse desenvolvimento explosivo da vida, o qual, ironicamente, acabou não tendo sucesso no fim das contas.

Vida passou por explosão evolutiva há 570 milhões de anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir