Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Obama e Huckabee lideram última pesquisa.
Pesquisa mostra mudança no quadro anterior entre os democratas. A disputa está acirrada, e resultado da primária é incerto
Obama e Huckabee lideram última pesquisa.
Foto: AFP

O senador democrata Barack Obama e o pré-candidato presidencial republicano Mike Huckabee lideram a última pesquisa de intenções de voto no Estado de Iowa, realizada pelo instituto Zogby em parceria com a agência Reuters e o canal C-Span, divulgada nesta quinta-feira (3).

A pesquisa demonstra uma mudança na tendência dos levantamentos anteriores, quando a pré-candidata Hillary Clinton liderava entre os democratas. A disputa, entretanto, continua bastante acirrada, e o resultado pode surpreender.

Obama passou da barreira dos 30 % pela primeira vez, alcançando 31% do apoio do eleitorado no dia da primária de Iowa, a primeira das eleições norte-americanas. Mais dramática de que a subida dele foi a queda de Hillary Clinton, aparece na pesquisa com 24% do apoio do eleitorado, deixando a liderança e indo parar na terceira colocação, perdendo não só para Obama, mas para John Edwards, que aparece em segundo lugar entre os democratas, com 27%.
Conheça os pré-candidatos à Presidência dos EUA

Entenda como funciona a eleição nos EUA

Obama aparece com destaque especialmente entre os eleitores mais jovens, enquanto o maior apoio a Hillary Clinton vem dos mais velhos e, especialmente, das mulheres.

Entre os candidatos republicanos, Mike Huckabee só aumentou sua vantagem sobre seu concorrente Mitt Romney, o segundo colocado, que aparece seis pontos percentuais atrás.

A pesquisa foi realizada por telefone, e entrevistou 905 possíveis participantes da primária democrata e 914 da republicana. Sua margem de erro é de 3,3 pontos percentuais. Há quatro anos, na última eleição presidencial do país, o instituto Zogby previu corretamente a vitória dos pré-candidatos na primária de Iowa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir