Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Israel mata família de militantes palestinos em Gaza
Nove palestinos, incluindo dois ativistas da Jihad Islâmica, a mãe e a irmã de ambos, morreram nesta quinta-feira
Israel mata família de militantes palestinos em Gaza
Foto: Said Khatib/AFP

GAZA, 3 Jan 2008 (AFP) - Nove palestinos, incluindo dois ativistas da Jihad Islâmica, a mãe e a irmã de ambos, morreram nesta quinta-feira em ataques aéreos israelenses contra a casa da família no sul da Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que Israel executava uma operação militar na Cisjordânia.

Os bombardeios aconteceram na cidade de Bani Suheila, perto de Khan Yunes, enquanto o exército israelense realizava uma operação terrestre na mesma área.

Os dois irmãos da Jihad Islâmica, Ahmad e Sami Fayad, de 22 e 25 anos respectivamente, faleceram em um dos bombardeios, assim como a mãe, Karima, 50 anos, e a irmã Asmaa, 20. Outros nove palestinos ficaram feridos na operação.

Os ataques também mataram dois ativistas do movimento radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho, e 30 pessoas ficaram feridas segundo fontes palestinas.

Os bombardeios também destruíram duas casas suspeitas de servir de refúgio para os extremistas e uma terceira foi dinamitada.

Foram encontrados três corpos entre os escombros de outras casas destruídas durante os bombardeios.

Uma porta-voz militar israelense confirmou as operações terrestres com apoio aéreo em Khan Yunes e citou "perdas" no lado palestino.

Sete palestinos, incluindo seis ativistas, morreram em ataques similares executados na madrugada de quarta-feira.

Em outra frente, uma coluna de 70 jipes militares israelenses entrou na manhã desta quinta-feira em Nablus, norte da Cisjordânia.

Os soldados dispararam tiros de advertência e isolaram diversos edifícios, incluindo o hospital Rafidya.

Na área antiga de Nablus, os soldados revistaram casas e se posicionaram nos telhados de algumas propriedades.

Os militares atiraram balas de borracha contra um grupo de estudantes palestinos que jogavam pedras. Vinte alunos ficaram feridos e quatro supostos ativistas foram detidos.

O Exército israelense confirmou a operação em Nablus, durante a qual alguns soldados abriram fogo contra homens armados palestinos.

Esta é a maior operação de Israel desde que a Autoridade Palestina colocou em prática, em novembro, um ambicioso plano de segurança em Nablus.

O porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina, condenou a "escalada" israelense em Gaza e Nablus com "atos que minam o processo de paz e causam a erosão da confiança entre as duas partes".

Israel e os palestinos retomaram as negociações de paz em novembro.

Nesta quinta-feira, um foguete disparado da Faixa de Gaza caiu na região de Ashkelon, sul de Israel, mas não provocou feridos.

A Frente Popular de Libertação da Palestina-Comando Geral (FPLP-CG) reivindicou o ataque.

Israel mata família de militantes palestinos em Gaza.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir