Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Epidemia de dengue hemorrágica começa no RJ.
Rio tem primeiro caso de dengue hemorrágica confirmado
Epidemia de dengue hemorrágica começa no RJ.
Foto: google

O primeiro caso de dengue hemorrágica do ano no Rio foi confirmado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde. Thayssa Marques Ferreira da Costa, de 12 anos, está internada no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na zona norte da cidade, e seu estado de saúde é considerado estável pelos médicos. Apesar de não ter sido o Estado com maior número de casos da doença no ano passado, o Rio teve o maior número de municípios com índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, segundo relatório do Ministério da Saúde.

Entre janeiro e novembro do ano passado foram registrados 57.112 casos de dengue no Rio, o terceiro Estado no ranking do País. São Paulo ficou em primeiro lugar, com 80.893 casos, seguido de Mato Grosso do Sul, com 74.337. O Ministério da Saúde ainda não tem os dados consolidados para o ano inteiro. Já a Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que em 2007 foram infectadas com o vírus da dengue 60.647 pessoas, quase o dobro do registrado no ano anterior (31.054).

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, o alto índice de infestação do mosquito não significa necessariamente que haverá um alto índice de casos da doença na cidade. "Nem sempre o mosquito carrega o vírus. Mas como a gente não quer pagar para ver, orientamos os municípios com alto índice aumentem as ações de prevenção para evitar surtos e epidemias", afirmou.

Municípios

Dos 18 municípios pesquisados no Rio, dez estão em situação de risco. Já em São Paulo, apesar do número maior de casos da doença, nenhum município estava em situação de risco no momento da pesquisa. As cidades de Ribeirão Preto e Barretos, no interior paulista, foram consideradas em situação de alerta pelo Ministério da Saúde por apresentarem mais de um caso de infestação a cada 100 casas, mas menos de quatro. Em São Paulo, a pesquisa foi feita em 11 municípios.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir