Categoria Social  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Sri Lanka: civis sob ameaça
Presos em meio aos confrontos entre as forças do governo e o guerrilha Libertação dos Tigres do Tâmil Eelam
Sri Lanka: civis sob ameaça

Presos em meio aos confrontos entre as forças do governo e o guerrilha Libertação dos Tigres do Tâmil Eelam (LTTE, na sigla em inglês), os civis das regiões leste e norte do Sri Lanka vivem sob terror. Por quase 25 anos, o Sri Lanka vem alternando momentos de conflito e calmaria, mas o problema tem recebido pouquíssima atenção da mídia, especialmente com relação ao número de civis que vivem em áreas de confronto. Por isso, este é o quinto tema da série As Dez Crises mais Negligenciadas pela Mídia em 2007, publicada pela BR Press a cada dia, até 07/01, e divulgada pela ONG de ajuda humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Bombardeios direcionados, mortes, ataques com minas, ataques-suicidas, abduções, recrutamento forçado, extorsão, restrições de deslocamento e prisões arbitrárias fazem com que a vida cotidiana no Sri Lanka se torne cada vez mais precária. Centenas de milhares de cingaleses que precisam de assistência humanitária tiveram de deixar suas casas desde o ressurgimento do conflito, em agosto de 2006.

A difícil natureza da situação deve-se a um clima geral de hostilidade e suspeita com relação às organizações humanitárias. Como resultado, a ajuda humanitária está tornando-se cada vez mais restrita e os civis sofrem com a falta de acesso à assistência emergencial. A falta de respeito pela ajuda humanitária ocorre em um momento em que as áreas próximas ao front de batalha perderam quase que todos seus especialistas médicos e os hospitais não têm mais recursos humanos para tratar os feridos.

Após ter de deixar o país no fim de 2006, MSF agora oferece tratamento médico, obstétrico e cirúrgico em Point Pedro, Vavuniya, Kilinochchi e Mannar.

(*) A BR Press apóia iniciativas da organização internacional de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras, somando esforços para informar e sensibilizar a opinião pública sobre as realidades que suas equipes testemunham e as necessidades de suas campanhas. MSF ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1999.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir