Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Farc anunciam 'ofensiva geral' em 2008 na Colômbia.
Mensagem foi do chefe da guerrilha das Farc, Manuel Marulanda. Eles planejam ações armadas em estradas, florestas, centros urbanos e quartéis
Farc anunciam 'ofensiva geral' em 2008 na Colômbia.
Foto: Divulgação

O chefe da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Manuel Marulanda, conclamou uma "ofensiva geral" em 2008, segundo a Agencia Boliviariana de Prensa (ABP), entidade ligada ao grupo. A informação teria sido repassada à ABP há uma semana, mas só foi publicada nesta quinta-feira (3).

"É conveniente aproveitar a crise geral pela qual passa o governo e o cansaço refletido em algumas unidades militares para começar a preparar as condições voltadas para uma ofensiva geral", afirmou Marulanda (também chamado de "Tirofijo"), em sua tradicional mensagem de final de ano aos combatentes.

O líder rebelde tem 77 anos e fundou as Farc em 1964. Em sua mensagem, el acrescentou que seus quadros "estão obrigados" a desenvolver "ações armadas em estradas, caminhos, florestas, centros urbanos, aldeias e quartéis, sem dar trégua ao inimigo, tal como o faz" contra a organização.

Nesta semana as Farc e o governo colombiano trocaram acusações sobre a fracassada negociação para a libertação de três reféns (veja no vídeo acima).

Os guerrilheiros disseram que não concluíram a libertação porque o governo não suspendeu as missões armadas de procura aos membros das Farc. Já o governo da Colômbia diz que o grupo mentiu.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir