Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 03-01-2008

Engenheiro diz que incêndio no HC começou em Hemocentro
Para responsável pelas instalações do hospital, curto-circuito não seria causa de incidente
Engenheiro diz que incêndio no HC começou em Hemocentro
Foto: http://www.hc.unicamp.br

O engenheiro responsável pelas instalações do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo, levantou nesta quinta-feira (3) uma nova hipótese para a causa do incêndio que atingiu na noite de 24 de dezembro o Prédio de Ambulatórios do hospital.

Ao contrário do que foi dito na quarta-feira (2), quando um funcionário que não quis se identificar falou ao Jornal da Globo que um curto-circuito na rede de vaporização - essencial para esterilizar equipamentos utilizados em cirurgias" seria a causa do incêndio, segundo Túlio Wertzner, o incêndio pode ter começado na oficina de manutenção de aparelhos do Hemocentro, no 1º andar.

O engenheiro disse não acreditar na possibilidade curto-circuito e que a rede de vapor funcionava bem. Pela hipótese do engenheiro, o fogo teria então descido, e não subido.
O Hemocentro nega a hipótese levantada pelo engenheiro e reforça a tese de vazamento de vapor, com base no depoimento de um funcionário no dia do incêndio. "Nós temos plantão 24 horas e esse plantonista (que falou sobre o incêndio) foi no subsolo tentar rearmar o gerador e nesse momento ele ouviu um barulho muito forte e mais tarde o bombeiro detectou que era vazamento de vapor", disse Lívio Luksys, engenheiro do Hemocentro.

O diretor do Instituto de Eletrotécnica da Universidade de São Paulo (USP) José Aquilhões Grimone diz que cabos elétricos suportam até 90o C e que o vapor, em determinadas condições, poderia derreter a proteção dos fios e provocar um curto-circuito. "O ideal seria fazer uma medição mesmo. Ir lá com o termômetro e medir a que temperatura está chegando esse vapor aqui na isolação do condutor."

Para ele, o sistema de cabos só teria deteriorado se tivesse sofrendo ações consecutivas de vapor. Ele também acha pouco provável que o fogo tivesse descido do primeiro andar para o subsolo.

Quem deve esclarecer o que provocou o incêndio no Hospital das Clínicas é a perícia do Instituto de Criminalística (IC), mas o laudo só deve ficar pronto no final do mês. Nem os peritos, nem os bombeiros, nem os técnicos do instituto de pesquisas tecnológicas, contratados pelo hospital falam sobre a investigação. Nesse momento, não está descartada nem a possibilidade de que ele tenha sido criminoso. Segundo o hospital, latas de tintas, que são inflamáveis, foram encontradas no subsolo.

Engenheiro diz que incêndio no HC começou em Hemocentro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir