Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Huckabee e Obama vencem 1ª prévia presidencial nos EUA
Processo eleitoral começou nesta quinta-feira (3) no estado de Iowa
Huckabee e Obama vencem 1ª prévia presidencial nos EUA
Foto: AFP

O republicano Mike Huckabee, um pastor batista que já foi governador do estado de Arkansas, e o democrata Barack Obama, senador por Illinois, largaram na frente na corrida presidencial dos Estados Unidos. Eles ganharam as prévias de seus partidos no estado de Iowa.

O G1 acompanhou em tempo real a apuração durante a madrugada desta sexta-feira (4).

Com os resultados finais ainda sendo contabilizados, analistas apontavam durante a madrugada um dado curioso: Obama venceu a senadora Hillary Clinton, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, até entre as mulheres -com uma diferença de cerca de 5 pontos percentuais.

Outro detalhe curioso é que a vitória inicial de Obama se dá num estado (Iowa) predominantemente branco. O pré-candidato deseja ser o primeiro negro na Presidência dos Estados Unidos.

No lado democrata, Obama ganhou com 38% dos votos - contra 30% de John Edwards seguido por 29% de Hillary Clinton.

Entre os republicanos, a vantagem do pré-candidato Mike Huckabee na prévia de Iowa era tamanha durante a madrugada que até seus adversários admitiram sua vitória. Ele ficou com 34% das preferências. Mitt Romney ficará em segundo lugar entre os republicanos neste estado com 25% de votos.

Prévias
A prévia é apenas o início do processo eleitoral norte-americano. E Iowa, um território pequeno e de pouca relevância nacional no centro do país, é somente o primeiro dos 50 estados a concluir o processo.

Mas essas vitórias são consideradas importantes pelo simbolismo e por indicar a força do candidato junto ao eleitorado norte-americano. Também ajudarão os pré-candidatos vencedores na arrecadação de verbas para a continuidade de suas campanhas.

A eleição nos EUA
As prévias começaram na noite desta quinta-feira em Iowa. Mas é só no dia 5 de fevereiro que republicanos e democratas, adversários históricos, têm a principal disputa: é a "Super Terça", quando praticamente a metade dos 50 estados do país (além do distrito de Colúmbia) realizará suas eleições prévias -que se dividem em primárias e caucus, que têm regras diferentes dependendo do estado e do partido.

Terminada a votação em cada estado, os partidos fazem seus congressos nacionais, nos quais os candidatos são finalmente oficializados.

O congresso democrata será realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, em Denver, no estado do Colorado. Já o republicano está marcado para ocorrer entre os dias 1º e 4 de setembro, em St. Paul, no estado de Minnessota. Ganha quem obtiver mais votos.

A eleição propriamente dita será realizada no dia 4 de novembro. Só então os norte-americanos escolherão o sucessor de George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos.

Huckabee e Obama vencem 1ª prévia presidencial nos EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir