Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Borboleta 'golpista'
Iludida, formiga acha que larva que carrega � de sua ninhada
Borboleta 'golpista'
Foto: Divulga��o

Beleza n�o serve de nada sem uma boa dose de esperteza. Que o digam as borboletas europ�ias Maculinea alcon, que desenvolveram um truque para l� de sujo para garantir alimento abundante para seus filhotes. Elas enganam as formigas, que passam a acreditar que as larvas de borboletas s�o suas e as criam como m�es dedicadas. Quando percebem a engana��o, as formigas iniciam uma verdadeira guerra pela sobreviv�ncia.

Tudo come�a com a qu�mica. As borboletas desenvolveram uma camada protetora que � muito parecida com a das formigas. Quando v�em uma larva de borboleta em seu caminho, as ing�nuas formiguinhas acreditam que se trata de seus filhotes, que por acaso foram parar fora de ninho. Elas pegam a larva e levam para casa, onde criam as futuras borboletas, que, por serem muito maiores que uma larva de formiga, acabam ganhando mais comida que as irm�s de cria��o.

Mas como mentira tem perna curta, as formigas est�o come�ando a perceber o engodo. Com isso surge o mais interessante para o l�der do estudo, David Nash, da Universide de Copenhagen, na Dinamarca: as duas esp�cies passam a travar uma verdadeira "corrida evolucion�ria".

Em seu estudo publicado na revista "Science", Nash mostra que as borboletas t�m mais chances de sucesso quando entram em formigueiros que n�o eram normalmente parasitados. As formigas que j� tinha ca�do no truque eram mais dif�ceis de enganar. Em resposta, algumas borboletas parecem estar matando seus pais adotivos e procurando outras esp�cies para iludir.

Borboleta 'golpista'.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir