Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Agricultores do Ceará recebem sementes
55 mil produtores são beneficiados com as 840 toneladas de sementes distribuídas
Agricultores do Ceará recebem sementes
Foto: Reprodução

Agricultores do Ceará começam a receber as sementes do programa Hora de Plantar. Só na região do Cariri, que abrange 28 municípios, o programa da Secretaria de Agricultura do Ceará beneficia 55 mil produtores com 840 toneladas de sementes de milho, feijão e arroz.

A agricultora Zilma Oliveira Santos foi uma das primeiras a chegar ao armazém da Secretaria de Agricultura de Caririaçu. Ela recebeu 20 quilos de sementes de milho, 20 de arroz e 10 de feijão. E já começou a plantar o milho. "Está chovendo, graças a Deus, deu uma chuva até boa, e estamos esperando uma boa safra."

A Região Sul do estado é onde começa a chover primeiro no Ceará, por isso é onde a distribuição de sementes acontece nessa época.

Período de chuva
Em dezembro, a média de chuva no Sul do Ceará foi de 80 milímetros. Agora, os agricultores aproveitam a distribuição de sementes para iniciar o plantio da lavoura. A expectativa do sertanejo é que o período de chuva em 2008 seja melhor que o do ano passado.

A novidade este ano é a distribuição de sementes de mamona e girassol para a produção de biodiesel. "São sementes mais resistentes a pragas e doenças, e de ciclo curto. São totalmente indicadas para nossas condições do semi-árido, inclusive na própria região do Cariri", avalia o agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Adonisas Sobreira.

As sementes do projeto Hora de Plantar não são distribuídas gratuitamente. Os agricultores têm até outubro para pagar o que receberam.

Agricultores do Ceará recebem sementes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir