Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Confira guia para pagar o IPVA de 2008
Confira guia para pagar o IPVA de 2008
Confira guia para pagar o IPVA de 2008
Foto: Reprodu��o/Globo News

Come�a em janeiro a cobran�a do Imposto sobre a Propriedade de Ve�culos Automotores (IPVA) na maioria dos estados brasileiros.

O pagamento � obrigat�rio para os propriet�rios de autom�veis, � nibus, caminh�es, motocicletas, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, avi�es de esporte e lazer. Em alguns estados, ficam isentos do imposto ve�culos com mais de dez ou 15 anos.
 
Por ser um imposto estadual, a al�quota n�o � a mesma em todo o pa�s, podendo variar de 1% a 5% do valor do ve�culo. Do total arrecadado, o estado fica com 50% do imposto e 50% s�o repassados ao munic�pio onde o carro est� licenciado. O dinheiro � usado para ajudar nas despesas da administra��o, como educa��o, transporte e saneamento. 

Em muitos estados, o imposto pode ser parcelado e h� desconto para quem pagar � vista. No Rio de Janeiro e no Amazonas, por exemplo, o desconto para pagamento � vista � de 10%. J� em S�o Paulo e Minas Gerais, quem paga o total em uma � nica vez desembolsa 3% a menos.

 

Confira os prazos para pagamento, as al�quotas e os descontos no pagamento � vista nos estados e no Distrito Federal (*):

 

- Acre
- Amap�
- Amazonas
- Bahia
- Cear�
- Distrito Federal
- Esp�rito Santo
- Goi�s
- Maranh�o
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Par�
- Para�ba
- Paran�
- Pernambuco
- Piau�
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Rond�nia
- Santa Catarina
- S�o Paulo 

(*) Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins ainda n�o disponibilizaram os dados.

Confira guia para pagar o IPVA de 2008.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir