Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 04-01-2008

Tiago quer primeiro evitar gols
Autor de 13 gols em 2007 pela Lusa, goleiro lembra que principal objetivo � defender
Tiago quer primeiro evitar gols
Foto: Nelson Coelho

Tiago ganhou destaque no cen�rio nacional pela qualidade que tem com os p�s, e n�o, por grandes defesas. Mas o goleiro, que balan�ou a rede 13 vezes no ano passado pela Portuguesa, chegou ao Vasco lembrando que o seu principal objetivo � evitar e n�o fazer gols.

Tiago, de 24 anos, se espelhou em Dida. Ele ficava olhando o goleiro treinar no Corinthians, onde foi revelado pelo clube paulista e foi reserva na conquista do t�tulo brasileiro de 2005. A chance de ser titular s� veio com uma transfer�ncia para a Portuguesa. E Tiago deixou Felipe, eleito o melhor goleiro do �ltimo Brasileir�o, na reserva.

- Fui contratado para defender e evitar os gols. Este � o meu primeiro objetivo aqui no Vasco. S� depois, se tiver uma oportunidade, vou pensar em fazer gols.

O novo camisa 1 do Vasco lembra que come�ou a cobrar faltas por acaso. No fim de 2006, a Portuguesa lutava contra o rebaixamento na S�rie B. E na semana do jogo decisivo contra Sport, os companheiros de Tiago estavam com um rendimento baixo no fundamento. Ele, ent�o, come�ou a provoc�-los.

- Fiquei brincando e falando que cobrava melhor do que eles. Comecei a bater faltas e treinei dois dias. A� na v�spera do jogo o t�cnico V�gner Benazzi chegou para mim e falou que se eu tivesse confian�a poderia bater no jogo na Ilha do Retiro. Era o �ltimo jogo e n�o pod�amos perder. Tive uma chance e bati. A bola foi no travess�o. A� voltei para a temporada de 2007 e o t�cnico me disse que era para eu treinar para ser o cobrador.



Um desempenho surpreendente


Tiago n�o esperava um rendimento t�o bom logo em seu primeiro ano nesta nova fun��o. O 'goleiro-artilheiro' fez 13 gols pela Portuguesa - 11 de p�nalti e dois de falta - contra nove de Rog�rio Ceni - sete de p�nalti e dois de falta.

- O Rog�rio � um grande exemplo. Fiquei surpreso com o meu rendimento. N�o esperava ir t�o bem assim logo no meu primeiro ano cobrando faltas e p�naltis. Espero continuar treinando e, se me permitirem aqui no Vasco, tentando fazer os gols. Mas sempre lembrando que o meu primeiro objetivo � evitar os gols.

Tiago quer primeiro evitar gols.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir