Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2008

Já foram identificadas três vítimas da explosão no RJ
Dos três mortos, dois eram menores de idade. Uma menina de 15 anos sofreu lesão na cabeça, mas quadro clínico é estável
Já foram identificadas três vítimas da explosão no RJ
Foto: AFP

As três pessoas que morreram, na tarde deste sábado (5), na explosão de uma possível fábrica de fogos que funcionava clandestinamente num sobrado em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, já foram identificadas.

Os nomes divulgados, segundo informações da Globo News, são: Vitor Fróes dos Santos, de 26 anos, Alexander Fonseca de Sousa, de 16, e Renato Arantes dos Santos, 17. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Tribobó.

De acordo com testemunhas, Vitor trabalharia no sobrado. Há a suspeita de quem possam haver mais vítimas fatais nos escombros. As buscas, interrompidas na noite de sábado, deverão ser retomadas na manhã deste domingo.

Gabriela Moreira, 15 anos, sofreu lesão na cabeça. Ela foi levada para o Hospital de São Gonçalo e depois transferida para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói, onde ainda se encontra sob observação. Segundo o secretário dos transportes da prefeitura de São Gonçalo e que está acompanhando o trabalho dos bombeiros, Wagner Kennedy, o quadro clínico da jovem é estável.

Interdições
Cinco casas próximas ao local da explosão foram interditadas para realização de perícia policial e vistoria da Defesa Civil, que devem acontecer na manhã deste domingo, depois da demolição do imóvel onde aconteceu a explosão.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo, tenente-coronel Marcos Costa, os moradores das duas casas da parte de baixo do sobrado nada sofreram. A explosão aconteceu por volta das 14h. O depósito de gás que funciona ao lado do sobrado não foi atingido.

"Estamos avaliando todo o local para que possamos iniciar a operação de rescaldo e, posteriormente, a demolição do que restou do prédio. No meio dos escombros encontramos pólvora e material para a fabricação de fogos de artifício. Tudo leva a crer que aqui funcionava uma fábrica ou um depósito clandestino", informou o tenente-coronel.

Segundo o morador Antônio Carlos Maurício, que ajudou uma criança a sair de uma das casas, ninguém na rua ou nas redondezas sabia da existência de uma suposta fábrica de fogos no local. Nem mesmo os moradores da casa que ficava no térreo do sobrado.

"Ninguém aqui sabia disso. A gente não tinha noção do risco, do perigo que estava correndo", disse o morador.

Outro morador, que se identificou apenas como Gilson, disse que ocorreram três explosões simultâneas. A parte de cima do sobrado desmoronou parcialmente e um dos corpos foi lançado no meio da rua.

Morador de uma das casas abaixo do sobrado, Joimar Alves dos Santos, contou que no momento da explosão somente sua mulher e a filha de sete anos estavam em casa. As duas foram ajudadas por vizinhos a deixar a casa e nada sofreram. O morador da outra casa, Almir José Martins Farias também estava fora de casa na hora da explosão.

Ajuda
"Vamos acolher as vítimas desta tragédia. Não vamos deixar ninguém desabrigado. A prefeitura vai dar todo apoio a esses moradores", disse a a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisetti.

A operação de resgate das vítimas teve a participação de 55 bombeiros dos quartéis de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir