Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 06-01-2008

Defesa Civil libera casas no entorno do sobrado que explodiu
Apenas um c�modo permanece interditado. Jovem de 15 anos com ferimento na cabe�a permanece no hospital
Defesa Civil libera casas no entorno do sobrado que explodiu
Foto: Alba Val�ria / G1

Cinco das seis casas que estavam interditadas pela Defesa Civil por demonstrarem risco de desabamento ap�s a explos�o de uma f�brica clandestina de fogos de artif�cio na tarde de s�bado (5), foram liberadas neste domingo (6), informou a prefeitura de S�o Gon�alo, Regi�o Metropolitana do Rio. Apenas um c�modo de uma casa ao lado do sobrado que explodiu est� fechado.

Segundo o relat�rio da Defesa Civil do munic�pio, as estruturas dessas edifica��es n�o foram abaladas. Est� prevista pela prefeitura uma limpeza nos im�veis na segunda (7).

Estado de sa�de
A jovem Gabriela Moreira, 15 anos, que se feriu na cabe�a com a explos�o, continua em observa��o no pronto-socorro central de S�o Gon�alo. Segundo os m�dicos, ela est� l�cida e deve fazer uma nova tomografia computadorizada nesta segunda. Ainda n�o h� previs�o de alta.

Dono da f�brica
O delegado adjunto Nilton Silva, da 73� DP (Neves), investiga informa��es de que a f�brica de fogos clandestina que explodiu na tarde de s�bado (5) matando tr�s pessoas, no bairro Gradim, em S�o Gon�alo, na Regi�o Metropolitana do Rio, pertenceria a um policial militar identificado apenas como Alexandre. No inqu�rito que ser� aberto na segunda-feira (7), o dono da f�brica vai ser indiciado por homic�dio culposo, al�m dos crimes de explos�o e armazenamento de material explosivo.

"N�o podemos ser levianos. Estamos fazendo um levantamento e checando todas as informa��es. � claro que se o respons�vel se apresentar diminui a culpabilidade dele. Mas isso n�o quer dizer que ele n�o v� responder pelos crimes que cometeu", destacou o delegado.

Na explos�o, ocorrida na tarde de s�bado (5), no segundo andar de um sobrado na Rua Capit�o Jo�o Manoel, no Gradim, morreram Vitor Froz dos Santos, 26 anos, Alexandro Fonseca de Souza, de 16 anos, e Renato Arantes dos Santos, de 17 anos. Segundo o delegado, h� informa��es de que uma das v�timas teria ido ao sobrado visitar um amigo.

Sete vizinhos que tiveram as casas danificadas pela explos�o prestaram depoimento na delegacia. Mas outras testemunhas ser�o convocadas pelo delegado. A pol�cia tamb�m dever� ouvir a menina Gabriela Moreira, de 15 anos, que ficou ferida na explos�o, e est� internada no Pronto Socorro de S�o Gon�alo,

"Estamos procurando o respons�vel pela f�brica. Ele vai ser responsabilizado pelas mortes e pela ilegalidade de montar uma f�brica e guardar material explosivo. Mas n�o ser� preso, pois n�o houve flagrante e nem existe ordem judicial contra essa pessoa", disse Silva, que tamb�m aguarda o laudo dos corpos e o laudo pericial do local, que dever� ficar pronto em uma semana.

De acordo com registro feito na 73� DP, no s�bado (5), foram recolhidos do local da explos�o 40 quilos de p�lvora, oito quilos de sulfato de alum�nio (que provoca o brilho dos fogos), al�m de 250 unidades de carga de proje��o (que fazem os fogos subir) e 18 morteiros. Num Fiat que estava estacionado em frente ao sobrado e que tamb�m foi destru�do, os policiais encontraram resmas de papel pr�prios para a fabrica��o de fogos.

Na manh� deste domingo (6), o major Cl�udio Antonio Lucena Pereira, coordenador da Defesa Civil de S�o Gon�alo, afirmou que havia uma f�brica clandestina de fogos de artif�cio na casa.

"Pela quantidade de material explosivo que foi encontrado n�o h� mais d�vida. Est� caracterizado que aqui funcionava uma f�brica clandestina."

Segundo a Defesa Civil foram recolhidos cerca de cem quilos de p�lvora e artefatos no local. O material foi levado por uma equipe do Esquadr�o Anti-Bombas para per�cia.

Defesa Civil libera casas no entorno do sobrado que explodiu.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir