Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 07-01-2008

Presidente italiano pede que se resolva 'tragédia' do lixo
O presidente italiano, Giorgio Napolitano, pediu hoje que se resolva a crise do lixo na cidade de Nápoles
Presidente italiano pede que se resolva 'tragédia' do lixo
Foto: EFE

Roma, 6 jan (EFE).- O presidente italiano, Giorgio Napolitano, pediu hoje que se resolva a crise do lixo na cidade de Nápoles e sua província, que se transformou em "uma autêntica tragédia", pela acumulação de toneladas de dejetos devido a problemas de recolhimento e falta de lixões Antes de terminar suas férias na ilha de Capri, Napolitano disse aos jornalistas que "já existe um forte compromisso" de Governo para buscar uma solução.

O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, informou hoje que esteve trabalhando com o titular de Interior, Giuliano Amato, para "agilizar todas as decisões de emergência" a respeito.

Prodi, citado por meios de imprensa locais desde a cidade de Bolonha, anunciou que no início da próxima semana realizará várias reuniões com diversos ministros para "definir uma estratégia a longo prazo" para enfrentar o problema.

A situação originada pelas toneladas de lixo acumuladas nas ruas da província, que afeta também toda a região de Campânia, se unem aos protestos de moradores da cidade de Nápoles, que se opõem à reabertura de um aterro, decidida pelas autoridades para enfrentar a emergência.

A crise do lixo tem também repercussões na educação, pois os prefeitos de quatro localidades próximas a Nápoles decidiram ontem que as escolas não abrirão suas portas amanhã, depois das férias do Natal, devido à difícil situação higiênica.

A região de Campânia vive há mais de dez anos um problema endêmico de coleta de lixo por causa da falta de lixões.

Muitas são as vozes que denunciam que a Camorra, a máfia local, estendeu seus tentáculos no negócio de recolhimento de lixo e destruição de resíduos.

A esse respeito, o ministro italiano de Justiça, Clemente Mastella, disse em entrevista ao jornal "Il Giornale" que "há interesses da Camorra por trás" dos protestos para impedir a reabertura de lixões e assegurou que essa organização criminosa "fez um negócio incrível com os resíduos".

Presidente italiano pede que se resolva "tragédia" do lixo em Nápoles.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir