Categoria Música  Noticia Atualizada em 07-01-2008

Remédio para cavalo tomado por Britney
No Brasil, medicamento para asma é autorizado apenas para uso veterinário
Remédio para cavalo tomado por Britney
Foto: Reprodução

Foi uma semana infernal para a musa dos tablóides: "a justiça proibiu a cantora Britney Spears de ver os filhos". A decisão da corte da Califórnia veio depois do escândalo envolvendo a cantora na última quinta-feira à noite. Ela se recusou a entregar os meninos ao ex-marido, Kevin Federline -- que desde outubro tem a guarda provisória das crianças.

Uma operação policial mobilizou seis carros e até um helicóptero para retirar as crianças. Transtornada, a cantora americana foi levada de ambulância para a ala psiquiátrica de um hospital de Los Angeles. Uma humilhação pública, registrada por uma horda de papparazzi e emissoras de TV locais. O que poderia ter provocado essa crise histérica? "Há indícios de que a cantora estaria sob o efeito de substâncias químicas."

O tablóide britânico "The Sun" publicou ontem uma reportagem que levanta a suspeita: Britney estaria usando clembuterol, um remédio para cavalos.

"O clembuterol é usado para problemas respiratórios em animais", diz o vice-diretor da Faculdade de Veterinária da USP Enrico Ortolani. Indicada para o tratamento de asma, a substância dilata as vias aéreas, o que facilita a respiração. No Brasil, o clembuterol só é prescrito para uso veterinário.

"Nos Estados Unidos e na Europa, existe também para uso humano, comercializado em farmácias", aponta o professor de Fisiologia do Exercício da USP João Alberto de Mattos. Mas, no início da década de 1990, atletas encontraram outra finalidade para o clembuterol.

"Descobriu-se que essa droga tinha uma aceleração de metabolismo, aumentando a queima de gordura e aumentando também a massa muscular", explica o professor de Fisiologia do Exercício (USO) João Alberto de Mattos.

Em 1996, já havia um uso grande em atletas olímpicos, inclusive. Hoje, o clembuterol é caracterizado como doping no esporte. Não demorou para que o clembuterol fosse parar nas academias. Embora não seja um esteróide-anabolizante, a droga é usada por pessoas que querem ficar mais musculosas ou emagrecer.

Em uma recente premiação americana, Britney foi criticada por estar gordinha. Segundo o "The Sun", a cantora quer recuperar a antiga forma física. Mas o uso prolongado de clembuterol provoca efeitos colaterais muito perigosos.

"Uma pessoa que nunca foi asmática e toma um broncodilatador tem alterações importantes. Parece que o coração vai sair pela boca", informa o professor de Fisiologia do Exercício (USO) João Alberto de Mattos.

Ontem, Britney gritou e xingou funcionários do hospital. Para o doutor João Alberto, o clembuterol pode, sim, ser a causa desse descontrole emocional.

"A pessoa se sente um tanto quanto -- vamos usar um termo popular -- "pilhado", agitado. Com o tempo, a droga, em vez de aumentar, acaba deteriorando os músculos. Causa taquicardia, tremores, enxaqueca, insônia. E pode levar à morte. As pessoas, por exemplo, não conseguem escrever, assinar cheque, porque treme, treme tudo", alerta o professor João Alberto de Mattos.

O uso do clembuterol para ficar mais musculoso ou perder peso é fortemente desaconselhado pelos médicos. "A eficácia dele para emagrecer, que é como mais o pessoal usa, aqui no Brasil, não é tão grande, assim. Quer dizer, não vale a relação custo-benefício. custo, que eu digo, custo em saúde e até em continuar vivo", opina o professor de Fisiologia do Exercício João Alberto de Mattos.

Britney já foi internada em clínicas de reabilitação, apareceu diversas vezes em público sem calcinha, raspou a cabeça, agrediu fotógrafos. Agora, o uso de clembuterol, se comprovado, pode afastá-la de vez dos filhos. A batalha judicial pela guarda das crianças continua. Uma nova audiência está marcada para o dia 14 de janeiro. Um momento decisivo na conturbada saga da princesa dos escândalos.

Remédio para cavalo tomado por Britney.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir