Categoria Música  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Novo álbum de Cat Power
Cantora norte-americana lança o disco 'Jukebox' no próximo dia 22
Novo álbum de Cat Power
Foto: Divulgação

Há quem diga que experiências com o álcool e outras drogas são grandes responsáveis por turbinar o talento de muitos artistas" não faltam exemplos de álbuns clássicos feitos à base de toda sorte de substâncias consideradas ilícitas. Ficar de cara limpa, no entanto, pode causar efeito semelhante ao da genialidade movida a entorpecentes. A situação é evidente no caso da cantora Cat Power, que retorna à cena com "Jukebox". Previsto para ser lançado oficialmente no próximo dia 22, o álbum já é forte candidato aos melhores do ano.

Se o período longe das drogas já havia rendido a Chan Marshall o elogiado "The greatest", que chegou às prateleiras em 2006, agora a norte-americana prova ter alcançado o auge de sua performance. Ao contrário da primeira incursão pelo universo das versões" com o introspectivo "The covers record", de 2000" agora Cat Power solta a voz ao interpretar lindamente canções imortalizadas na voz de gogós consagrados e outras praticamente desconhecidas (até agora) do mundo pop.

Na primeira música do disco, uma lânguida versão do clássico "New York, New York", popularizado por ninguém menos do que Frank Sinatra e, ainda, Liza Minnelli, ela dá o seu recado ao ouvinte com charme irresistível: "comece a espalhar as boas novas / estou partindo hoje / eu quero ser parte disso / esses sapatos vagabundos almejam andar". E é assim, com o pé na porta, que a cantora apresenta a sua nova fase. Vale dar crédito à banda de apoio - a mesma que a acompanhou em suas apresentações pelo Brasil na última edição do Tim Festival" e sua atuação impecável tanto no palco quando em estúdio.

Formada por feras como o guitarrista Judah Bauer (do Blues Explosion), o tecladista Gregg Foreman (do Delta 72), o baixista Erik Paparazzi (da Lizard Music) e o baterista Jim White (do Dirty Three), o The Dirty Delta Blues confere o merecido peso às doze canções de "Jukebox" sem ofuscar a cantora em suas diferentes facetas, dos momentos mais country ao blues.

Outro mérito do conjunto é ter conseguido recriar totalmente algumas faixas sem deixar a dever em relação às versões originais. "Don"t explain", gravada pelas divas Billie Holiday e Nina Simone, ganha lapidação impecável na voz de Cat Power. Já as canções obscuras ganham brilho na interpretação da musa indie, caso de "Lost someone" (James Brown) e "Ramblin" (wo)man" (Hank Williams). Os tempos ruins, definitivamente, ficaram para trás. No páreo pelos melhores álbuns de 2008, a gata já saiu na frente.

Destaques:

"New York, New York"

"Don't explain"

Novo álbum de Cat Power.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir