Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Jogadores sofrem com perfis falsos
F�s roubam a identidade e se aproveitam do sucesso dos �dolos na Internet
Jogadores sofrem com perfis falsos
Foto:reprodu��o

O goleiro Rog�rio Ceni fez quest�o de colocar um aviso no seu site oficial. Assim que o internauta entra na p�gina do �dolo tricolor l� o alerta: "Em virtude de den�ncias de diversos internautas, esclarecemos que o atleta Rog�rio Ceni n�o possui perfil no site Orkut, nem em qualquer outro site de relacionamentos na Internet. Qualquer contato atrav�s de mensagens em quaisquer destes sites � realizado por pessoas que utilizam o nome e a imagem do atleta de forma indevida." Apesar disso, em uma r�pida pesquisa, � poss�vel verificar mais de 100 perfis com o nome dele. Pessoas que afirmam ser o goleiro tricolor. E respondem mensagens se passando por ele.

O �dolo do S�o Paulo sofre com o problema h� algum tempo. Durante a Copa do Mundo de 2006, o goleiro j� avisava aos f�s em seu blog no GLOBOESPORTE.COM, que n�o fazia parte de qualquer site de relacionamento.

- Pessoal, gostaria de avisar que eu n�o tenho Orkut. Qualquer contato atrav�s de mensagens no Orkut est� sendo feito por outra pessoa e n�o por mim - escreveu Ceni.

H� perfis falsos que s�o facilmente identificados. Mas outros s�o t�o bem feitos que enganam torcedores e f�s. Muitas vezes eles s�o criados por pessoas que descobriram o perfil original do jogador. Pegam fotos, copiam informa��es e criam um novo perfil f�cil de ser encontrado por outros internautas. E passam a viver como se fossem os atletas.

Rog�rio Ceni n�o � o �nico jogador a sofrer com falsos perfis, chamados na rede de 'fakes', no principal site de relacionamento da Internet. Basta digitar o nome de um jogador famoso para aparecer dezenas ou centenas de perfis. Ronaldo, Rom�rio, Alexandre Pato... basta escolher. O ex-atacante tricolor Lenny, atualmente no futebol portugu�s, tamb�m teve este problema. Uma pessoa descobriu o seu orkut verdadeiro, copiou algumas fotos, pegou informa��es e resolveu criar uma p�gina com o nome "Lenny (original)". Irritado, o ex-tricolor passou a pedir em seu perfil para que os f�s denunciem o impostor. E ainda deixa um recado: "S� tenho esse orkut! Qualquer outro � falso! Ainda n�o fiz perfil 2". Lenny tamb�m resolveu fechar suas fotos, que passaram a ser vis�veis apenas para o seu grupo de amigos.

Leandro, do S�o Paulo, foi outro que teve a identidade 'roubada' na rede. Com fotos descontra�das do jogador e descri��o de suas caracter�sticas, o engra�adinho quase enganou at� pessoas pr�ximas ao atacante. A fraude s� foi descoberta por um detalhe. Ao descrever a comida que gosta, o autor do perfil falso escreveu "a�a�". E o atacante tricolor odeia a fruta. Um telefonema para o jogador confirmou a suspeita. Leandro n�o tinha qualquer perfil no orkut.

Os jogadores podem fazer den�ncias contra falsos perfis, mas nem sempre conseguem a exclus�o dele do sistema. E mesmo assim nada impede que o autor crie um novo a qualquer momento. O advogado Paulo Reis explica que se passar por outra pessoa na Internet pode ser considerado falsidade ideol�gica, uma fraude criminosa prevista no artigo 299 do C�digo Penal Brasileiro.

Jogadores sofrem com perfis falsos.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir