Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Homem com suspeita de febre amarela morre no DF
Ele estava internado desde o dia 4 de janeiro e n�o estava imunizado contra a doen�a
Homem com suspeita de febre amarela morre no DF

Morreu no in�cio da tarde desta ter�a-feira (8) Graco Carvalho Abubakir, 38 anos, internado desde o dia 4 de janeiro em um hospital de Bras�lia com suspeita de febre amarela.



O estado de sa�de do paciente era grave. Segundo o �ltimo boletim m�dico, divulgado na manh� desta ter�a, Abubakir era mantido por aparelhos respirat�rios, medica��es e sess�es de hemodi�lise, porque estava com insufici�ncia hep�tica, respirat�ria e renal agudas.



Segundo avalia��es cl�nicas feitas quando ele chegou ao hospital, o paciente n�o era imunizado contra febre amarela. Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta ter�a, a equipe m�dica do Hospital Santa Luzia informou que Graco morreu de fal�ncia m�ltipla dos �rg�os.



Segundo os m�dicos, todos os sintomas levam a crer que ele morreu mesmo de febre amarela, mas isso somente ser� confirmado depois que o exame sorol�gico e a necropsia estiverem prontos. Graco estava com insufici�ncias renal, respirat�ria e de circula��o, e seu sangue, segundo os m�dicos, tornou-se incoagul�vel.



A equipe m�dica informa, ainda, que sua morte foi em decorr�ncia de uma s�ndrome de disfun��o de m�ltiplos �rg�os. Os m�dicos descartaram que Graco possa ter morrido dengue ou hepatite.



O paciente fez um novo exame de sorologia nesta ter�a, mas o resultado, que ir� confirmar se ele estava ou n�o com febre amarela, deve sair at� a pr�xima segunda-feira (14). O paciente chegou � emerg�ncia do hospital no come�o da noite do dia 4 de janeiro e foi internado imediatamente.



Ele passou o r�veillon em Piren�polis (GO) e mora no Lago Norte, bairro nobre da capital que fica pr�ximo ao Parque da �gua Mineral, interditado pela Secretaria de Sa�de do DF no final de 2007 depois que macacos foram encontrados mortos no local com suspeita de febre amarela.

O paciente estava passando mal desde o dia 2 de janeiro, sentindo febre alta (39 graus), dores no corpo, dor de cabe�a, diarr�ia e n�useas.



Febre amarela
O Minist�rio da Sa�de anunciou nesta segunda-feira o remanejamento de 300 mil doses de vacinas dos estados do Amazonas, Minas Gerais e Paran� para o Distrito Federal. O minist�rio quer priorizar o atendimento de localidades com notifica��o de macacos mortos pr�ximos a �reas urbanas, como ocorreu em Goi�s e no DF.

Para o Minist�rio da Sa�de, a aproxima��o da febre amarela das �reas urbanas � preocupante. Por isso, al�m do refor�o no n�mero de vacinas, vai montar postos itinerantes de vacina��o em localidades nas quais foram registradas mortes de macacos.



Parque Nacional
O Minist�rio da Sa�de tamb�m recomendou que Parque Nacional de Bras�lia, conhecido como �gua Mineral, permane�a fechado por mais 10 dias, at� que saia o laudo conclusivo relativo � morte de dois macacos no local. A suspeita � de que os macacos tenham contra�do o v�rus da febre amarela.

O secret�rio de Vigil�ncia e Sa�de do Minist�rio da Sa�de, Gerson Penna, afirmou que a medida foi tomada considerando ao alto n�mero de visitantes que o Parque Nacional recebe diariamente.

Segundo Gerson Pena, desde 1942 n�o h� registro de febre amarela urbana no Brasil. Todos os casos registrados atualmente s�o de pessoas que contra�ram a doen�a ao entrar nas matas. "A febre amarela tem uma vacina 99% eficaz. Ela � fabricada pelo Minist�rio da Sa�de, por meio da Funda��o Oswaldo Cruz. � uma doen�a completamente evit�vel", disse o secret�rio.

Para ele, o Minist�rio da Sa�de est� intensificando a vacina��o em regi�es end�micas, pois, no ver�o, h� uma maior circula��o de mosquitos somada ao fato de mortes de macacos pr�ximos a �reas urbanas.



Primeiro caso registrado
Na ultima sexta-feira (4), o trabalhador rural Jo�o Batista Gon�alves, de 31 anos, morreu em Goi�nia com suspeita de ter contra�do febre amarela.

Segundo os m�dicos, os primeiros exames indicaram que o quadro dele era da doen�a, mas o exame que apontar� a real causa da morte levar� 90 dias para ser conclu�do.



Vacina��o
Para evitar a propaga��o da febre amarela, a Secretaria de Sa�de do Distrito Federal (DF) realizou uma campanha de vacina��o entre os dias 29 e 31 de dezembro. Mais de 150 mil pessoas foram vacinadas durante a campanha preventiva, que come�ou depois da suspeita de que macacos teriam morrido no DF contaminados com a doen�a.

Em Goi�s, armadilhas foram montadas nas matas que ficam em �reas urbanas. Cerca de 40 animais morreram na Regi�o Metropolitana de Goi�nia em pouco mais de dois meses. Em tr�s casos, foram confirmadas mortes por febre amarela.

Homem com suspeita de febre amarela morre no DF.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir