Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Vacina contra a febre amarela em Brasília
Mais um paciente internado com sintomas da febre amarela morreu em Brasília
Vacina contra a febre amarela em Brasília
Foto: Sérgio Lima/Folha Imagem

Mais um paciente internado com sintomas da febre amarela morreu em Brasília por volta das 13h45 desta terça-feira. Graco Carvalho Abubakir, de 38 anos, foi internado na sexta feira no Hospital Santa Luzia com febre alta, dores no corpo, diarréia e náuseas. O quadro do evoluiu com complicações hepáticas e renais, confirmadas por exames laboratoriais.

Os médicos descartaram a hipótese de dengue hemorrágica e hepatite. Os resultados da sorologia e da necropsia que podem confirmar se a causa da morte foi febre amarela serão divulgados em uma semana.
Uma mulher de 29 anos com sintomas da febre amarela continua internada no hospital Regional de Sobradinho, também no DF, desde o fim de semana.

Ela chegou ao hospital com sintomas mais amenos e seu quadro permanecia estável, sem agravamento, até ontem. O secretário disse que a hipótese mais provável é de leishmaniose visceral; ele não descarta, porém, a febre amarela.

O Governo federal decidiu intensificar a vacinação contra a doença em 18 estados e no Distrito Federal. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a situação é considerada endêmica. Mas há risco de contaminação em quase todo o país.

O cuidado também foi redobrado em relação aos turistas estrangeiros que viajam para áreas de risco. O Ministério das Relações Exteriores está reforçando o aviso nas embaixadas de que a vacina é obrigatória para quem procura essas regiões.

Mato Grosso
No Mato Grosso, uma mulher de 22 anos está internada em Barra do Garças, a cerca de 500 km de Cuiabá, com suspeita da doença. Ela está desde 4 de janeiro no pronto-socorro do município, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado.

Em dezembro, a mulher visitou uma fazenda na cidade de Caiapônia (GO), região em que macacos morreram com suspeita de febre amarela. Ao retornar, ela estava com febre, dor de cabeça, vômitos e calafrios.
Amostras do sangue da paciente foram enviados para o laboratório de análises em Belém (PA), para confirmar se se trata da doença. Os resultados ficam prontos em até 15 dias. Segundo o diretor do pronto-socorro municipal, Manoel Antônio Carreiro, a paciente não corre risco de morte.

De 1992 a 2006, o Estado registrou 22 casos de febre amarela, dos quais 13 acabaram em mortes.

Goiás
No Estado de Goiás, já são 50 os municípios em alerta por causa da febre amarela. As notificações ocorrem quando os casos na população animal superam a incidência normal (epizootia). A Secretaria de Saúde do Estado informou hoje que mais de 1 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a febre amarela desde o ano passado, quando foi iniciado o plano de combate à doença.

Segundo a superintendente-executiva da Secretaria, Maria Lúcia Carnelosso, a maior preocupação agora é com o risco da febre amarela urbana. Devem se vacinar todas as pessoas que não são imunizadas há pelo menos dez anos, bebês a partir dos 9 meses e, nos municípios onde há morte de macaco com suspeita de febre amarela, crianças a partir de 6 meses de idade. Gestantes não podem receber a vacina.

No sábado, um homem de 34 anos morreu na capital com suspeita de febre amarela. Ele foi internado no dia anterior e teria contraído a doença em Uruaçu, no interior do Estado. O paciente era de São Sebastião, cidade-satélite de Brasília. Apesar da suspeita de febre amarela, outras causas, como dengue, leptospirose e hantavirose, são investigadas.

Minas Gerais
Técnicos das Gerências de Vigilância Ambiental e de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vão investigar a morte de um mico no município de Cabeceira Grande, na região Noroeste do Estado, que pode ter sido vítima de febre amarela. As equipes de epidemiologia e de zoonoses da (GRS) Gerência Regional de Saúde de Unaí irão acompanhar a situação a partir de hoje.

Outra medida adotada pelo governo mineiro será alertar os municípios sob jurisdição da GRS de Unaí sobre a importância da vacinação contra a febre amarela, bem como para orientar a realização de uma intensificação da vacina. Para isso, o gerente de Vigilância Ambiental, Francisco Lemos, e a coordenadora de Imunização, Tânia Brant, vão para Unaí nesta quinta-feira.

Segundo informações do site do governo do Estado, as cidades serão orientadas também sobre a vigilância de primatas não humanos e sobre a necessidade de informar as autoridades no caso de óbitos dos animais. Outra providência da equipe de entomologia será investigar se existem na região mosquitos dos gêneros haemagogus ou sabethes, transmissores da febre amarela silvestre.

O governo de Minas Gerais ressalta que ainda não há confirmação de que a morte ocorreu devido à doença, mas que nesses casos de mortes de primatas não humanos são desencadeadas ações para investigar a causa. A confirmação depende do resultado de exames realizados a partir da análise das vísceras do animal, que vai ser realizado no Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional em febre amarela.

Morre mais uma suposta vítima da febre amarela em Brasília.

Fonte: http://cienciaesaude.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir