Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Roque Júnior, uma vítima do Orkut
Zagueiro brasileiro teve perfil falso criado em seu nome e recebeu ofensas
Roque Júnior, uma vítima do Orkut
Foto: Divulgação

Atualmente, os jogadores de futebol têm uma relação especial com os seus laptops, o melhor amigo das concentrações. E o site de relacionamentos Orkut é um dos "points" preferidos dos boleiros. Alguns, no entanto, não gostam. E, às vezes, passam por situações delicadas.

O zagueiro Roque Júnior é um desses. Em dezembro de 2007, dias antes de a Justiça de São Paulo entrar em recesso, o zagueiro do Duisburgo, da Alemanha, ganhou uma causa contra a Google Brasil Internet Ltda, empresa que administra o Orkut no Brasil. O defensor se sentiu ofendido por usuários do site, que criaram comunidades ofensivas a ele, além de um falso perfil com fotos do jogador.

O advogado do jogador, Evaristo Araújo, explica o caso. Segundo ele, a decisão final poderá sair entre seis meses e um ano, pois Roque Júnior ganhou em primeira instância e caberá recurso.

- Acredito que a Google recorrerá. Mas as provas já estão apresentadas, o que acelerará o processo. Acho que até dezembro estaremos com a causa ganha. No momento, a Justiça determinou a retirada de todas as páginas relacionadas ao Roque Júnior, além de o pagamento de uma multa de 100 salários mínimos (R$ 38 mil). Estamos confiantes, até porque há outros casos iguais antes desse - afirma.

Roque Júnior ficou sabendo que tinha um perfil no Orkut por intermédio de alguns amigos. Achou estranho, já que nunca havia se cadastrado no site. Um dia, resolveu conferir e notou que a coisa era maior do que pensava.

- Tinha gente se passando por ele, marcando eventos em nome dele. Entramos em contato com a Google, que não tomou as providências. Diante disso, resolvemos entrar com a ação - explica Evaristo, revelando que Rubinho Barrichello também foi beneficiado em uma ação semelhante.

Roque Júnior, uma vítima do Orkut. Zagueiro brasileiro teve perfil falso criado em seu nome e recebeu ofensas.

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir