Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-01-2008

Polícia localiza telas furtadas do Masp
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), dois suspeitos foram detidos
Polícia localiza telas furtadas do Masp
Foto: Marlene Bergamo/Folha Imagem

A Polícia Civil de São Paulo localizou na noite desta terça-feira (8) as duas telas furtadas do Museu de Arte de São Paulo (Masp) no dia 20 de dezembro. Dois suspeitos foram detidos e levados para a sede do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os quadros - um Picasso e um Portinari - foram localizados em Ferraz de Vasconcelos, cidade localizada na parte leste da região metropolitana de São Paulo.

De acordo com a assessoria de imprensa do Masp, o superintendente do museu, Fernando Pinho, e uma das curadoras do acervo do museu se dirigiam, por volta das 21h10, para a sede do Deic. A curadora deve analisar as obras e atestar se são autênticas.




O furto ocorreu entre às 5h09 e 5h12 da madrugada do dia 20, durante a troca de turno dos vigias. Três ladrões invadiram o prédio e roubaram as pinturas ''O lavrador de café'', de Candido Portinari, e ''Retrato de Suzanne Bloch'', de Pablo Picasso. Avaliadas em US$ 55 milhões, ou cerca de R$ 100 milhões, as telas estão estão entre as mais importantes e famosas do acervo do museu, mas não tinham seguro. As portas de entrada e das salas onde estavam os quadros furtados não possuíam alarme.

O crime
Imagens gravadas pelo circuito interno de câmeras registraram a ação dos bandidos. Os criminosos usaram um macaco hidráulico para suspender uma porta e um pé-de-cabra para quebrar um vidro. Contados no relógio, foram 36 minutos para arrombar a porta principal. Depois, o primeiro ladrão verifica o local, entra e, em seguida, os dois comparsas o seguem. Eles vestem roupas escuras e sobem juntos as escadas em direção às obras.



Três minutos depois, o primeiro ladrão desce. Ele, aparentemente, usa luvas brancas e fica perto da porta principal. O segundo desce com um dos quadros, o "Lavrador de Café", de Portinari. Ele deixa a obra no chão e puxa a tela para fora. O terceiro ladrão desce com o outro quadro na cabeça. É a tela de Picasso, que passa pela mesma porta arrombada. Dois minutos e meio depois, os seguranças aparecem.



Em uma outra tentativa de invasão ao Masp, ocorrida três dias antes do furto, bandidos usaram um maçarico. Não foi registrado boletim de ocorrência. Em outubro, dois homens conseguiram invadir o museu e tentaram chegar ao segundo andar, mas fugiram sem levar nada.



Reabertura
O Masp estava fechado desde o dia do furto e deve reabrir nesta sexta-feira. Para melhorar a segurança externa do prédio, a Polícia Militar colocará uma cabine com funcionamento diário das 7h às 23h em frente ao Parque Trianon e um carro da polícia no espaço Lina Bo Bardi (vão livre do Masp) todos os dias das 23h às 7h. A medida foi anunciada em nota pelo presidente do museu, Julio Neves, e pelo presidente do Conselho Deliberativo do órgão, Adib Jatene.

Também será colocada, ainda no 1º semestre, uma base fixa de segurança comunitária na calçada do Parque Trianon, com funcionamento 24 horas por dia, em posição que permita a melhor visão do acesso principal do Museu.

Polícia localiza telas furtadas do Masp.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir