Categoria Economia  Noticia Atualizada em 10-01-2008

Alimentos devem pressionar menos a inflação em 2008
O ministro Reinhold Stephanes ainda afirmou que a produção de alimentos não será afetada pelas culturas
Alimentos devem pressionar menos a inflação em 2008
Foto: www.ourinhos.sp.gov.br

Os alimentos devem pressionar menos os preços neste ano. Ao menos essa é a projeção do Ministério da Agricultura feito com base no levantamento da produção já realizado pela área técnica.

O ministro Reinhold Stephanes ainda afirmou que a produção de alimentos não será afetada pelas culturas voltadas para os combustíveis renováveis.

"Não há influências negativas para os preços nesse sentido. (..) A oferta de alimentos vai ser boa, a não ser que você tenha uma pressão externa muito grande", afirmou o ministro nessa quarta-feira.

Segundo ele, mesmo com o tempo menos chuvoso nesse ano, a produtividade será boa nas culturas do Sul do país. Por essa razão, o governo não trabalha com nenhuma medida para evitar oscilações de preços no mercado interno.

"Os preços vão ficar nesse patamar ou um pouco acima."

Ele lembrou, porém, que há uma redução nos estoques mundiais de alimentos devido ao aumento da demanda em diversos países. São quatros os fatores que contribuem para esse movimento: crescimento da economia mundial, maior expectativa de vida da população, utilização de grãos para a produção de combustíveis renováveis e influências climáticas.

Em relação ao aumento da produção voltada para os biocombustíveis, Stephanes garantiu que a produção de alimentos não será afetada e que o Brasil terá que tirar proveito desse cenário, já que EUA e Europa tiveram uma redução em suas áreas plantadas para aumentar a produção desses combustíveis.

Fonte: Folha Online
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir