Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Para Farc, libertação de reféns abre possibilidades de paz
As Farc disseram que a libertação unilateral de duas reféns é uma esperança e um primeiro passo rumo à paz
Para Farc, libertação de reféns abre possibilidades de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) disseram que a libertação unilateral de duas reféns é uma esperança e um primeiro passo rumo à paz na Colômbia, para pôr fim ao prolongado conflito de mais de quatro décadas no país.

A guerrilha entregou na quinta-feira, a uma missão liderada pela Venezuela, as políticas Clara Rojas e Consuelo González.

"Demos este primeiro passo...que convida a se pensar na possibilidade de paz na Colômbia", afirmou o grupo, em comunicado divulgado pela Agência Bolivariana de Imprensa.

As Farc agradeceram à colaboração do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a quem entregaram Rojas e González como ato de desagravo, depois que o presidente colombiano, Alvaro Uribe, suspendeu a mediação dele na libertação de reféns. Entre as mais de 40 pessoas mantidas em cativeiro pelas Farc na Colômbia estão a ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt e três norte-americanos.

Segundo as Farc, os esforços têm que se concentrar em convencer o governo Uribe a retirar o Exército e a polícia de uma zona montanhosa de 780 km quadrados, para que delegados das duas partes se reúnam e negociem um acordo. A guerrilha quer trocar os reféns por 500 rebeldes presos pelo governo.

Uribe, que com o apoio dos Estados Unidos lidera uma agressiva estratégia militar contra a guerrilha, nega-se a desmilitarizar a zona apontada pelos rebeldes.

Fonte: msn noticias
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir