Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-01-2008

Colômbia rejeita pedido de Chávez que Farc sejam reconhecida
Chávez pediu que as guerrilhas fossem reconhecidas como atores políticos
Colômbia rejeita pedido de Chávez que Farc sejam reconhecida
Foto: Reprodução

O governo colombiano classificou de "desproporcional" o pedido do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que sejam reconhecidas as guerrilhas colombianas como atores políticos e que sejam retiradas da lista de organizações terroristas.

"É uma proposta desproporcional; o governo não pode admitir um pedido dessa natureza", afirmou o ministro do Interior, Carlos Holguín.

O pedido de Hugo Chávez foi realizado momentos antes, um dia após da libertação de duas reféns pela guerrilha.

"Solicito aos governos do continente (latino-americano) que retirem as Farc e o ELN da lista de grupos terroristas do mundo; peço à Europa que retire as Farc e o ELN da lista de grupos terroristas do mundo porque essa lista tem uma única causa, a pressão dos Estados Unidos", afirmou Chávez ante à Assembléia Nacional venezuelana, ao apresentar seu relatório anual de 2007.

"As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) não são nenhum corpo terrorista, são verdadeiros exércitos que ocupam espaço na Colômbia; é preciso dar a eles reconhecimento, pois são forças insurgentes que têm um projeto político, um projeto bolivariano, que aqui é respeitado", enfatizou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir