Categoria Música  Noticia Atualizada em 12-01-2008

Ex-Beatle abre série de eventos culturais em Liverpool
Cidade dará início a um ano de eventos como capital européia da cultura
Ex-Beatle abre série de eventos culturais em Liverpool
Foto: AP

O ex-Beatle Ringo Starr será nesta sexta-feira (11) a estrela do show ao ar livre na cobertura do prédio Saint George Hall, com o qual Liverpool dará início a um ano de eventos como capital européia da cultura.



O músico, de 67 anos, aceitou o convite de sua cidade natal para tocar esta noite no local, onde outros artistas - como Dave Stewart, ex-integrante do Eurythmics; The Wombats; The Bunnymen; e Pete Wylie - também se apresentarão.

O show será aberto por volta das 18h, horário de Brasília, e deve reunir 30 mil pessoas.

A atração do grande evento estará no telhado, onde o baterista dos Beatles cantará uma nova canção, que por enquanto é mantida sob sigilo e causou grande expectativa.

Cerca de 350 eventos estão programados para 2008. Os organizadores pretendem atrair 1,7 milhão de visitantes a mais que nas edições anteriores.

De acordo com a Agência Noroeste de Desenvolvimento Regional (NWDA), a região de Merseyside, onde fica Liverpool, deve receber cerca de 69 milhões de euro com a chegada de turistas.

Liverpool recebeu o título de cidade européia da Cultura em 2003.

As atrações continuarão no sábado (12) com o show "The Musical" em que Starr se apresentará de novo, acompanhado por Dave Stewart e pela Orquestra Filarmônica Real de Liverpool.

No show são esperados artistas como The Bunnymen, The Farm, Riuven, The Wombats e Pete Wylie, além de estudantes que também tocarão.

A vez de Paul McCartney
Ao longo do ano haverá exposições florais, campeonatos de natação, tênis, ciclismo e degustação de comida regional, entre as atividades programadas.

No dia 1º de junho será a vez de outro ex-Beatle, Paul McCartney, render tributo à cidade. Ele participará de um show no estádio Anfield, onde cantará para aproximadamente 35 mil pessoas.

De acordo com os organizadores, o show pretende consagrar Liverpool como capital internacional do pop, do rock e da música contemporânea.

O diretor-executivo de marketing da NWDA, Peter Mearns, disse que "este ano não é apenas muito importante para Liverpool, mas para todo o noroeste", o que foi apoiado por empresas e comércios locais.

"Com o começo das celebrações como capital da cultura, os olhos do mundo estarão no noroeste da Inglaterra e é importante aproveitarmos a oportunidade única para mostrar ao mundo o que temos para oferecer", acrescentou.

Liverpool, com uma população de 450 mil habitantes, continua sendo uma das cidades mais pobres do Reino Unido, apesar de apresentar bom crescimento ultimamente graças, em grande parte, aos turistas atraídos pelos Beatles.

Ex-Beatle abre série de eventos culturais em Liverpool.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir