Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-01-2008

Sorveterias criam sabores novos para o verão
Há sorvete de pêra com cachaça, e, para os vegetarianos, de rosas vermelhas
Sorveterias criam sabores novos para o verão
Foto: Carolina Iskandarian/G1

Para conquistar o paladar dos clientes neste verão, as sorveterias estão com receitas deliciosas e nada convencionais. As combinações vão desde sorvete de torta de maçã a taça de sorvete à base de cerveja e uísque. O G1 pesquisou em algumas lojas de São Paulo o que há de bom por aí.

Um dos mais criativos inventores é o chef Laurent Suaudeau, que fechou um restaurante no Rio de Janeiro para abrir a sorveteria Vipiteno, em São Paulo. A loja foi inaugurada em outubro de 2007 e traz novidades para o verão. Além do cardápio fixo com 24 sabores de sorvete de massa, o chef criou as chamadas taças gourmets, que devem entrar no cardápio ainda em janeiro com preços entre R$ 12 e R$ 19.

O lema do francês Suaudeau é experimentar e se divertir. Ele criou a Taça Williamine, que leva pêra em cubos misturados a sorvete de pêra, creme de pêra e até aguardente da fruta. A reportagem experimentou a sobremesa, que tem um sabor suave da cachaça. Quase imperceptível.

Outra opção bastante diferente prometida pelo cozinheiro é a Taça Granité, uma combinação de sorvete, pepino, água, açúcar e vodca. Impensável? "Eu topo qualquer coisa. Não tenho preconceito com comida. Provaria", garante o estudante Pedro Jatene, de 20 anos, que visitou a sorveteria no Itaim Bibi, Zona Oeste, pela primeira vez na quarta-feira (9).

Com nome sugestivo, a Taça Carioca será servida com geléia de cerveja, sorvete de especiarias (o chef não revela os ingredientes) e emulsão de cerveja. "Parece um chopp, mas você está tomando sorvete", afirma Suaudeau.
Como a onda do francês é inventar, enquanto era entrevistado, ele imaginou uma nova receita. Colocou na taça comprida sorvete de figo com nozes, aceto balsâmico (um tipo de vinagre) e o figo em fruta. "A confecção sorvete me dá a possibilidade de medir o tempero, o sabor, a textura. É uma brincadeira e eu me divirto", diz Suaudeau, que levou a sobremesa para as melhores cobaias: os clientes.

"É muito bom. Com esse aceto balsâmico ficou incrível", afirmou a estudante Verônica Deviá, de 20 anos. "As pessoas que se arriscam levam (a melhor) porque se toma muito sorvete no Brasil", opinou Rodolfo Chapchap, de 19, que também aprovou a iguaria.

No palito

Na Sottozero, a novidade em 2008 é a linha de picolés, que está sendo implantada pela primeira vez em 13 anos de existência da empresa em São Paulo. Para o verão deste ano, a sorveteria abasteceu os congeladores das oitos lojas no estado com dez sabores de sorvete no palito. Morango, coco, limão e manga estão no cardápio, que inclui ainda o picolé de pistache.

"Ele sai muito. É uma novidade aqui em São Paulo", garante o gerente de operação e criação da empresa, Luiz Svartman. Antes, a Sottozero só vendia sorvetes de massa, que ganharam outros cinco sabores nesta estação. Entre os mais pedidos está o chocol´amour, uma mistura de chocolate, com recheio de marshmallow, farofa crocante e trufa.

"Nosso objetivo é ampliar as fanquias e entrar com essa linha de impulso", diz Svartman. A política de "linha de impulso" consiste em espalhar em docerias, empórios e alguns postos de gasolina freezeres com os picolés e as novidades da empresa.

De peixe

No bairro da Liberdade, porção oriental da capital, é possível encontrar sorvetes exóticos no restaurante Banri Katian. O que mais chama a atenção é o em formato de peixe. Mas é só formato. O recheio é de azuki (feijão doce). Há também o sorvete de milho, que pode vir na forma de picolé ou na própria espiga. Os dois têm grãos de milho na parte de fora, um charme a mais na sobremesa.

"As pessoas pegam na embalagem e acham que é espiga de milho, mas dentro tem sorvete", contou o garçom João Evangelista. Os sorvetes são da marca Melona e Samanco e vêm da Coréia" o restaurante serve comida chinesa e japonesa. Cada picolé custa R$ 4, com exceção do azuki (R$ 5).

A casa vende ainda sorvete de soda, em forma de garrafinha. No entanto, o mais pedido é o de melão. Do total de 900 sorvetes vendidos por semana, 800 são da fruta. "É o que mais sai", garantiu o garçom. O de melancia também faz sucesso. Vem no formato da fatia da fruta e as sementes são gotas de chocolate. Com todas essas opções, ainda sobra a novidade para 2008: sorvete de morango com iogurte.

Para vegetarianos

De olho no público "vegan", que não consome alimentos de origem animal, a Soroko desenvolveu sorvetes à base de leite de soja. É uma linha à parte da tradicional. Entre as opções mais diferentes estão os sorvetes de sapoti, jaboticaba, tapioca, rosas vermelhas e jaca, que tem apenas dois meses de cardápio.

Sorveterias criam sabores novos para o verão.


Fonte:

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Por:  Felipe Campos    |      Imprimir