Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 14-01-2008

Estados abrem 50 mil vagas em concursos em 2008. Confira!
Rio de Janeiro tem a previs�o de abertura de 17.692 vagas
Estados abrem 50 mil vagas em concursos em 2008. Confira!
Foto: Reprodu��o

Enquanto o governo federal congelou a abertura de novos concursos p�blicos em fun��o da perda da arrecada��o da Contribui��o Provis�ria sobre Movimenta��o Financeira (CPMF), os estados e o Distrito Federal abriram ou v�o abrir pelo menos 49.950 mil vagas em 2008, segundo levantamento do G1.

O n�mero de vagas a serem abertas pode ser at� maior, j� que, em alguns concursos aprovados, os governos estaduais ainda n�o definiram quantas vagas ser�o abertas. Dentre os 26 estados e o Distrito Federal, dez informaram que, por enquanto, n�o t�m concurso autorizado (quando tem portaria publicada no "Di�rio Oficial") para 2008.

O Rio de Janeiro lidera entre os estados com concursos previstos ou autorizados para 2008. Segundo a assessoria do governo fluminense, a previs�o � de que sejam abertas 17.692 vagas. No entanto a assessoria destaca que o n�mero pode sofrer altera��es.

O estado deve abrir concursos para as Secretarias da Educa��o (8.500 vagas), da Fazenda (70) e do Planejamento e Gest�o (50), Corpo de Bombeiros (5.009), Pol�cia Militar (2.570), Pol�cia Civil (1.054), Instituto Estadual do Ambiente (210), Detran (209) e procurador (20).

Depois, aparece o governo do Distrito Federal, que deve abrir 5 mil vagas para professor tempor�rio e 3 mil para a �rea da sa�de. Al�m disso, h� 1.600 vagas para t�cnico penitenci�rio, 280 para a Pol�cia Civil e 16 para o Corpo de Bombeiros. No total, segundo o secret�rio de Planejamento do DF, Ricardo Penna, ser�o abertas 12 mil vagas.

O governo do Tocantins deve abrir aproximadamente 5 mil vagas para o provimento de cargos no Poder Executivo e na Secretaria da Sa�de. Haver� cargos para n�vel fundamental, m�dio e superior. Os editais devem ser publicados em fevereiro.

Em S�o Paulo, h� pelo menos 3.609 vagas autorizadas. Haver� concursos para cargos na Pol�cia Civil (472 vagas), para agente penitenci�rio (135), Secretaria da Educa��o (2.545 para secret�rio de escola e 372 para supervisor de ensino) e 85 vagas para os cargos de eletricista, mec�nicos de manuten��o, agentes operacionais e agentes de seguran�a na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Al�m dessas vagas j� definidas, est�o previstos concursos no Metr� para os cargos de engenheiro j�nior, engenheiro de seguran�a do trabalho, enfermeiro do trabalho e t�cnico de seguran�a; na Funda��o Casa (antiga Febem) - n�mero de cargos e vagas ainda indefinidos -, na Secretaria de Educa��o, para agente de servi�os escolares (servente) e agente de organiza��o escolar (escritur�rio), e na Secretaria de Seguran�a P�blica, para delegado, escriv�o e investigador.

A assessoria do governo de Pernambuco informou que prepara concursos, prioritariamente, para as �reas de seguran�a, sa�de e educa��o. At� agora, j� est� confirmado o concurso para a Pol�cia Militar (2 mil vagas) e Corpo de Bombeiros (500).

No entanto, al�m das secretarias da Sa�de e Educa��o, tamb�m est�o previstos concursos para o preenchimento de vagas na Ag�ncia Estadual de Meio Ambiente e Recursos H�dricos (CPRH), Secretaria da Fazenda e Complexo Industrial Portu�rio (Suape).

A Para�ba j� lan�ou concurso para Procuradoria Geral (30 vagas) e Contadoria Geral (15) do Estado, mas tamb�m deve abrir concurso para agente penitenci�rio (em torno de 2 mil) e para a Secretaria de Educa��o e Pol�cia Militar, que ainda n�o definiram o n�mero de vagas.

No Esp�rito Santo, j� est�o com inscri��es abertas ou ser�o lan�ados concursos para a Secretaria da Sa�de (567 vagas), Pol�cia Militar (500), Corpo de Bombeiros (240), Pol�cia Civil (100) e Secretaria da Fazenda (60). Haver� ainda concurso para cadastro reserva do Banco do Estado do Esp�rito Santo (Banestes).

No Par�, o governo j� abriu 1.374 vagas"Secret�rias de Esporte e Lazer (200), de Pesca e de Aq�icultura (212), de Desenvolvimento, Ci�ncia e Tecnologia (163), de Justi�a e Direitos Humanos (215) e Universidade do Estado do Par� (584).

No Cear�, ser�o quatro concursos, tr�s deles com vagas j� definidas - para a Pol�cia Militar (mil), Defensoria P�blica (60) e Procuradoria Geral (20). Haver� ainda concurso para a Secretaria Meio Ambiente, que n�o tem definido o n�mero de vagas.

Minas Gerais j� est� com concursos abertos para o Corpo de Bombeiros (530 vagas) e Secretaria da Sa�de (492). Em Goi�s, o governo abriu concurso para a Pol�cia Civil (612 vagas) e para o Instituto de Previd�ncia e Assist�ncia dos Servidores do Estado (125).

Outros tr�s estados que t�m previstos concursos s�o Sergipe, Roraima e Rond�nia. Em Sergipe, ser�o lan�ados at� fevereiro editais para Pol�cia Militar (500 vagas) e Funda��o Renascer (30). Rond�nia vai abrir 600 para professores e funcion�rios administrativos, enquanto Roraima tem previs�o de concurso para 20 vagas de oficiais para a Pol�cia Militar.

No Amap�, a assessoria do governo informou que j� est�o autorizados dois concursos, mas que ainda n�o est� definido o n�mero de vagas a serem oferecidas. Segundo a assessoria, haver� concurso para a Secret�ria da Sa�de e Corpo de Bombeiros (n�vel superior).

Sem concursos
As assessorias dos governos de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranh�o, Mato Grosso, Paran�, Piau�, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina informaram que n�o h� concurso autorizado para 2008.

Sem resposta
A assessoria do governo do Acre n�o respondeu � consulta da reportagem.

Estados abrem 50 mil vagas em concursos em 2008. Confira!.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir